Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 6 de junho de 2015
Porto Alegre receberá cerca de 150 representantes de cidades de 30 países, de 10 a 12 de junho, para um encontro do Bureau Executivo da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), entidade internacional que representa e defende os interesses dos governos locais na conjuntura mundial.
O futuro dos governos locais sob diversos aspectos conduzirá o debate de importantes lideranças, como o prefeito de Istambul (Turquia) e presidente da CGLU, Kadir Topbaş; a prefeita de Montevidéu (Uruguai), Ana Oliveira; os prefeito de Kazan (Rússia), Ilsur Metshin; de Quito (Equador), Mauricio Espinel; e de Bogotá (Colômbia), Gustavo Urrego; além de representantes de municípios de Espanha, Canadá, Finlândia, Bélgica, Marrocos, Estônia, Coréia do Sul e Argentina. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, será o anfitrião do encontro. A abertura oficial ocorrerá na quinta-feira (11), às 9h, no Grêmio Náutico União (rua João Obino, 300).
A reunião do Bureau Executivo vai servir de preparação para reforçar os posicionamentos dos municípios nas principais agendas internacionais. Com sede em Barcelona (Espanha), a CGLU busca aumentar a influência de governos e representações locais na governança global. A rede apoia programas de cooperação entre cidades e auxilia a formação de parcerias visando ao fortalecimento da democracia e a participação de entidades e governos locais no âmbito internacional.