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Acontece Diferenciais para se destacar no varejo: Design e Inovação é tema de palestra na Febravar

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Foto: divulgação Febravar

Em tempos de redução de custos, os diferenciais são muito importantes para uma loja física continuar recebendo visitação. Este foi exatamente o tema da palestra Design e Inovação, ministrada pela arquiteta Fernanda Schaan na tarde desta quarta-feira (06), na 4ª Febravar (Congresso Brasileiro do Varejo). “O sucesso acontecerá se você prestar atenção naquilo que pode mudar a visão de um cliente”, afirma Fernanda. O evento segue até sexta-feira (08) no BarraShoppingSul, na Capital.

Lojas internacionais foram os exemplos trazidos pela arquiteta durante a palestra. Fernanda explicou como se dão as três ondas do varejo. O início de tudo, chamado de comércio espontâneo, que são os bares e cafés dos quais já estamos acostumados a ver; As franquias, como por exemplo, o MC Donald’s, onde toda a estrutura e atendimento são idênticos; e era mais atual, chamada de “any way”. Ela cita como exemplo os aplicativos Uber e Facebook. “Para utilizar o Uber é preciso ter um carro, mas a empresa não usa nenhum veículo. O Facebook é uma rede social onde todos publicam informação, mas não produz o seu conteúdo próprio”, explica.

Segundo Fernanda, o esvaziamento das lojas têm cobrado criatividade dos lojistas. “Ou seja, ele precisa adequar o seu negócio de acordo com o perfil de quem está comprando”, afirma. Para saber o perfil desse consumidor ativo, a arquiteta mostrou slides explicativos. A geração Y, composta por pessoas nascidas de 1980 a 2000 são os principais compradores. A categoria é chamada de Millenial. Gastam mais de 600 bilhões de reais por ano, sendo 59 bilhões de reais no Brasil. Outra característica é que representam 75% do público que não passam mais de duas horas sem estar conectados à internet, além de na maioria das vezes comprarem sempre acompanhados de amigos.

A Midult é a categoria composta por mulheres de 35 a 55 anos, bem-sucedidas e focadas na moda. “Esse público gosta de compartilhar tudo aquilo que estão consumindo. Sentem prazer em mostrar marcas e têm mais decisão na hora da escolha”, explica Fernanda. A terceira categoria é dos Singles, os solteiros. Viúvos, divorciados, homossexuais e mulheres que investem na carreira são os principais integrantes. Esse grupo atinge 277 milhões da população, representam 12% dos moradores de Porto Alegre.

“A inovação, fugir da realidade é a saída para atrair clientes”, destaca a arquiteta. Trazer um produto único, mas com formas diferentes de apresentação pode fazer do negócio um sucesso. A loja T2, de chás é um exemplo forte disso. São diversos sabores, embalagens e acessórios que tornam o produto ainda mais atrativo. “O chá custa 17 dólares, mas com esses incrementos, você acaba consumindo mais de 60 dólares. Isso é excelente para a loja”, diz.

A personalização é outro ponto chave. Citou uma loja chamada Bite Beuaty Lip Lab, onde a cliente pode produzir seu próprio batom, podendo selecionar cor, sabor e acabamentos. Curadoria também é um setor importante, pois viabiliza um negócio através de temas. “Como uma loja onde a cada cinco semanas troca o cenário e vende produtos de acordo com o que foi escolhido. Na semana da água, expõe itens que remetam a isso”, acrescenta.

Para finalizar, foram citadas a importância do usuário como foco, a área de serviços, a simplicidade e a importância das cores no varejo. “São dicas simples que podem transformar a loja em um espaço flexível, sem precisar focar em grandes investimentos, mas em estratégias”, completa.

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https://www.osul.com.br/diferenciais-para-se-destacar-no-varejo-design-e-inovacao-e-tema-de-palestra-na-febravar/ Diferenciais para se destacar no varejo: Design e Inovação é tema de palestra na Febravar 2016-07-06
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