Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Orquestra Unisinos Anchieta apresenta Festival Gershwin

Compartilhe esta notícia:

Cantora gaúcha Alessandra Verney é uma das solistas do concerto (foto: divulgação)

A Orquestra Unisinos Anchieta sobe ao palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (1º), às 21h, tendo como solistas a cantora Alessandra Verney e a pianista Catarina Domenici. O grupo vai interpretar obras-primas do  americano George Gershwin (1898-1937),  que levou o jazz à sala de concerto.

Sob regência do maestro Evandro Matté, o grupo apresenta algumas das obras-primas do compositor,  que nunca aceitou a fronteira arbitrária, e hoje tão anacrônica, entre os gêneros ditos “erudito” e “popular”.

Na primeira parte do programa, a orquestra divide o palco com a pianista paulista Catarina Domenici, professora do Instituto de Artes da Ufrgs, para executar “Rhapsody in Blue” e “Porgy and Bess – Symphonic Picture”.

“Rhapsody in Blue” foi composta em 1924, e com ela Gershwin passou a ser conhecido como o homem que levou o jazz à sala de concerto. Dez anos mais tarde, veio a ópera “Porgy and Bess”, que teve muitas de suas partes gravadas isoladamente como canções, as quais se tornaram amplamente conhecidas, entre elas, “Summertime”. O arranjo para piano e orquestra incluído no repertório deste concerto reúne trechos da ópera, e é assinado por Robert Russell Bennett, amigo e assistente do compositor.

A prolífica colaboração artística que George manteve com seu irmão Ira, letrista de muitas de suas produções para a Broadway, ganha destaque na segunda parte do concerto. A cantora gaúcha Alessandra Verney, que mantém intensa atuação nos musicais cariocas, é a convidada para interpretar canções assinadas pela dupla que se tornaram standards do jazz: “Embraceable You”, “The Man I Love”, “But Not For Me”, “Someone to Watch Over Me” e “They Can’t Get That Away From Me”. Os arranjos das canções para orquestra e voz são de Alexandre Ostrovski.

Os ingressos para o Festival Gershwin da Orquestra Unisinos Anchieta custam entre R$ 15 e R$ 50, e estão à venda na bilheteria do Theatro São Pedro.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Para ministro da Justiça, reduzir maioridade será “bomba atômica” ao sistema prisional
Bidê ou Balde sobe ao palco do Opinião ao lado de banda argentina
https://www.osul.com.br/orquestra-unisinos-anchieta-apresenta-festival-gershwin/ Orquestra Unisinos Anchieta apresenta Festival Gershwin 2015-06-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar