Quarta-feira, 26 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O juiz Sérgio Moro aceita denúncia e ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Ademir Bendine e outros cinco viram réus na Operação Lava-Jato

Compartilhe esta notícia:

A denúncia contra eles, feita pelo MPF, trata dos crimes de corrupção ativa e passiva. (Foto: Reprodução)

O juiz federal Sérgio Moro aceitou denúncia contra o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine e outras cinco pessoas, nessa quinta-feira. Agora, todos eles são réus na Operação Lava Jato e respondem ao processo na Justiça Federal do Paraná.

A denúncia contra eles, feita pelo MPF (Ministério Público Federal), trata dos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e embaraço às investigações. Bendine foi preso em 27 de julho, na 42ª fase da Operação Lava-Jato, suspeito de receber R$ 3 milhões em propina do Grupo Odebrecht. Leia aqui a íntegra da denúncia contra Bendine.

Quando a denúncia foi feita, na terça-feira, a defesa de Aldemir Bendine disse que a atuação dele à frente do Banco do Brasil e da Petrobras se pautou pela legalidade e que vai demonstrar isso na ação penal com documentos e testemunhas.

João Mestieri, advogado de Álvaro José Novis, afirmou que o cliente dele também é delator da operação e que ele não é doleiro. “Ele fazia parte de um segmento de várias pessoas que recebiam uma data, um valor, uma senha e fazia o dinheiro sair daqui para ali”.

Denúncia

Segundo a força-tarefa da Lava-Jato, os crimes ocorreram de 2014 a 2017. Em 2015, Bendine deixou o Banco do Brasil com a missão de acabar com a corrupção na petroleira, alvo da Lava Jato. Mas, segundo delatores da Odebrecht, Bendine já cobrava propina no Banco do Brasil e continuou cobrando na Petrobras.

 Quando comandava o Banco do Brasil, Bendine pediu R$ 17 milhões à Odebrecht para rolar uma dívida da empresa com a instituição. Mas Marcelo Odebrecht e Fernando Reis disseram em delação premiada que não pagaram o valor por acharem que Bendine não teria capacidade de influenciar no contrato.

Na véspera de assumir a presidência da Petrobras, em 6 de fevereiro de 2015, Aldemir Bendine e um de seus operadores financeiros novamente solicitaram propina a Marcelo Odebrecht e Fernando Reis, segundo o MPF.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

A bancada ruralista pressiona por mudanças na medida provisória do Funrural
Um projeto de lei que obrigava o uso de coletes salva-vidas em lanchas foi rejeitado no Senado em maio
https://www.osul.com.br/o-juiz-sergio-moro-aceita-denuncia-e-ex-presidente-da-petrobras-e-do-banco-do-brasil-ademir-bendine-e-outros-cinco-viram-reus-na-operacao-lava-jato/ O juiz Sérgio Moro aceita denúncia e ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Ademir Bendine e outros cinco viram réus na Operação Lava-Jato 2017-08-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar