Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Por três semestres consecutivos, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul conseguiram reduzir os índices de violência

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa deve contar com a parceria de entidades como a Faders e a OAB-RS. (Foto: Reprodução)

Um levantamento realizado pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, por meio da Cipave (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), mostra de forma detalhada que os índices de violência vêm diminuindo gradativamente nas instituições de ensino fundamental ou médio da rede pública estadual. Os dados foram divulgados na tarde dessa terça-feira, no site do governo gaúcho (www.rs.gov.br), e dizem respeito aos três últimos semestres (desde julho do ano passado).

O mapeamento do segundo semestre de 2016 apontava 55.750 incidentes desse tipo nas 1.796 escolas pesquisadas, contra 40.607 ocorrências no segundo semestre deste ano, ou seja, houve uma redução de 27,2%. No primeiro semestre de 2017, o registro de 52.985 casos já vinha apontando para a redução, com 2.765 casos a menos do que nos seis últimos meses de ano passado. Já a diferença entre o primeiro e o segundo semestre deste ano aponta uma queda de 12.378 casos de violência.

Segundo a coordenadora estadual da Cipave, Luciane Manfro, é preciso destacar a participação das famílias e dos alunos nas iniciativas com esse objetivo. Ela avalia que o engajamento de toda a comunidade escolar foi o principal motivo dos resultados positivos. “Temos que enfatizar a participação dos pais e estudantes, que neste ano apresentaram um engajamento muito maior no enfrentamento da violência. Esse foi o diferencial para a evolução do programa no Rio Grande do Sul”, explicou.

Os casos de indisciplina em sala de aula, por exemplo, sofreram uma baixa de 30,8% na comparação entre os períodos de julho a dezembro de 2016 e deste ano. Foram 25.888 situações registradas no segundo semestre do ano passado, contra 17.938 no mesmo intervalo de tempo em 2017. Os casos de bullying caíram 27%, passando de 6.775 para 4.946. O uso e o tráfico de drogas é outro item que apresentou decréscimo: os casos passaram de 1.003 para 610, o que representa uma redução de 39,2%.

Metas

Além da criação de um aplicativo e de um jogo de computador para estimular as crianças, adolescentes e jovens a lidarem melhor com os conflitos de forma virtual, as metas da Cipave para 2018 inclui a atualização on-line trimestral dos dados sobre a violência nesse tipo de ambiente, por meio do site do programa e da formação de comissões em todas as escolas da rede estadual. De um total de 2.545 instituições, 2.430 já participam da iniciativa.

De acordo com a Secretaria da Educação, a Comissão também passará a contar com novos parceiros – já confirmados – para essa empreitada. Dentre eles estão a seccional gaúcha da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), os Escoteiros do Brasil e a Fundação Milton Campos.

tags: educação

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Um ministro admitiu que usa a liberação de dinheiro da Caixa Econômica Federal como moeda de troca com os governadores para que eles pressionem os deputados de seus Estados a aprovarem a reforma da Previdência
Cavalo passou por um tratamento dentário e a foto faz sucesso na internet
https://www.osul.com.br/por-tres-semestres-consecutivos-as-escolas-estaduais-do-rio-grande-do-sul-conseguiram-reduzir-os-indices-de-violencia/ Por três semestres consecutivos, as escolas estaduais do Rio Grande do Sul conseguiram reduzir os índices de violência 2017-12-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar