Segunda-feira, 09 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 9 de janeiro de 2018
O PT (Partido dos Trabalhadores) e as Bancadas do PT no Senado e na Câmara entraram na segunda-feira (8), com representação junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a Rede Globo e os apresentadores Fausto Silva e Luciano Huck, como beneficiário, por abuso dos meios de comunicação e de poder econômico.
Assinada pelo senador Lindbergh Farias e pelo deputado Paulo Pimenta, líderes do partido no Senado e na Câmara, a representação é motivada pelo programa “Domingão do Faustão”, que explorou a participação do apresentador Luciano Huck na condição de pré-candidato à Presidência da República.
“Embora sem assumir ainda a candidatura de seu funcionário”, diz o texto da representação, as Organizações Globo abriram o horário nobre de domingo à tarde para o apresentador Fausto Silva e o pré-candidato Luciano Huck “discorrerem acerca da necessidade de os brasileiros darem espaço para uma candidatura nova (a de Luciano Huck)”, durante vários minutos, em rede nacional.
A representação também destaca o fato de que “as Organizações Globo, de modo objetivo e direto passou a promover a pré-candidatura de seu funcionário Luciano Huck, utilizando-se de uma estrutura midiática que nenhum outro pré-candidato terá acesso, causando interferência antecipada na lisura e na igualdade da disputa presidencial que se avizinha”.
“Trata-se de conduta desproporcional, que visa à pavimentação de uma candidatura que já nasce turbinada pelo poderio econômico e que, através da utilização indevida dos meios de comunicação, objetiva conquistar a simpatia e o apoio político do eleitorado”, reforçam os líderes do PT no Senado e na Câmara.
Durante o programa, Huck e a mulher, a apresentadora Angélica, responderam a
perguntas do público e, depois, foram questionados sobre política pelo apresentador Fausto Silva. “Minha missão esse ano é tentar motivar as pessoas a que votem com muita consciência e que a gente traga os amigos que estão a fim para ocupar a política, senão não vai ter solução. Eu nunca, jamais, vou ser o salvador da pátria e o que vai acontecer na minha vida eu também não sei. Eu amo o que eu faço, eu amo estar todo sábado na televisão, eu gosto muito de estar com as pessoas, de contar as histórias. Então, o que o destino e o que Deus espera para mim, vou deixar rolar”, respondeu.
Insanidade
Anteriormente, o apresentador Luciano Huck disse que seria uma “insanidade” abandonar sua carreira na televisão e lançar candidatura à Presidência da República ao reafirmar, durante evento na capital paulista. Ele garantiu que não pretende disputar a corrida pelo Palácio do Planalto no ano que vem.
Huck lembrou dos filhos, disse que gosta do que faz e que exerce um papel importante na televisão. “Seria uma insanidade fazer essa ruptura neste momento”, afirmou o apresentador. “Hoje, vou seguir onde estou”, complementou.