Terça-feira, 11 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Coreia do Sul disse que o ditador norte-coreano Kim Jong-un está comprometido com a desnuclearização

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in durante coletiva de imprensa na Casa Azul, neste domingo. (Foto: Reprodução)

O ditador norte-coreano Kim Jong-un reafirmou seu compromisso de completar a desnuclearização da península coreana em um encontro que está sendo planejado com o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, neste domingo (27).

Em Washington, Donald Trump sinalizou que os preparativos para uma reunião de cúpula para o dia 12 de junho com Kim estão indo adiante.Os presidentes coreanos concordaram durante uma reunião surpresa no sábado (26) com o possível encontro entre Coreia do Norte e Estados Unidos. Cúpula deverá ser realizada, informou Moon Jae-in em coletiva de imprensa, em Seul.

O presidente sul-coreano disse também que realizou o encontro de sábado – o segundo entre os dois lados em um mês – aconteceu depois que Kim Jong-un pediu uma reunião “sem qualquer formalidade”. “O presidente Kim e eu concordamos que a cúpula de 12 de junho deve ser realizada com sucesso, e que nossa busca pela desnuclearização da península coreana e um regime perpétuo de paz não devem ser interrompidos”, declarou Moon.

A reunião foi a mais recente reviravolta em uma semana de altos e baixos diplomáticos em torno das perspectivas de uma cúpula sem precedentes entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, e o mais forte sinal de que os dois líderes coreanos estão tentando manter o diálogo para um acordo de paz.

Um comunicado da agência estatal de notícias norte-coreana KCNA disse que Kim Jong-un expressou “seu testamento fixo” sobre a possibilidade de encontrar Donald Trump como planejado anteriormente. “Uma reunião foi realizada porque os funcionários de ambos os países pensaram que um encontro frente a frente seria melhor do que um telefonema”, disse Moon, observando que a cúpula estava alinhada com acordos anteriores para que os dois líderes se reúnam com mais frequência.

A conversa na vila fronteiriça de Panmunjom, que segundo autoridades sul-coreanas durou duas horas, ocorreram após a reunião de 27 de abril, a primeira cúpula inter-coreana em mais de uma década, que também foi realizada no mesmo local. Naquela reunião, eles declararam que iriam trabalhar por uma península coreana livre de armas nucleares e um fim formal para a Guerra da Coreia (1950-1953).

O comunicado da KCNA disse que Kim Jong-un e Moon concordaram em manter conversações de alto nível entre os dois países novamente em 1º de junho, e tomar medidas para implementar rapidamente seus esforços para desnuclearizar a península. A agência informou também os líderes concordaram em se encontrar com frequência. Segundo a KCNA, os dois líderes chegaram a um “consenso satisfatório” e expressaram “sua posição de fazer esforços conjuntos para a desnuclearização da península coreana”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A greve dos caminhoneiros entrou no sétimo dia e segue com pontos de manifestação no Rio Grande do Sul
Procon Porto Alegre alerta consumidores sobre cancelamento de voos
https://www.osul.com.br/a-coreia-do-sul-disse-que-o-ditador-norte-coreano-kim-jong-un-esta-comprometido-com-a-desnuclearizacao/ A Coreia do Sul disse que o ditador norte-coreano Kim Jong-un está comprometido com a desnuclearização 2018-05-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar