Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais O fim de semana na Fundação Iberê Camargo será repleto de atividades para todos os públicos

Compartilhe esta notícia:

Ao todo serão seis encontros sobre o funcionamento e rotina em acervos e como são feitas as reparações em construções museológicas. (Foto: Divulgação/ PMPA)

Neste fim de semana, dias 15 e 16 de setembro (sábado e domingo), a Fundação Iberê Camargo traz uma programação com oficinas, visitas mediadas, Cine Iberê e mais um encontro do Seminário Sobre acidentes e caixas-pretas do passado, do presente e do futuro.

No sábado, 15 de setembro, acontecem duas atividades para adolescentes com idade mínima de 13 anos e adultos. Às 15h, será realizada a oficina de desenho de Modelo Vivo, que propõe exercícios de observação e desenho de figura humana, tal qual Iberê realizava em seu ateliê. Os participantes podem se inscrever para uma ou mais datas, e devem levar material de uso pessoal, como lápis, folhas e apontador. Inscrições aqui.

Às 17h, acontece a Oficina de Aquarela. Em diálogo com as obras de Iberê Camargo com a temática da paisagem, em cartaz Iberê Camargo: formas em movimento, a oficina convida seus participantes a explorarem a técnica da aquarela para pensar, conhecer e representar paisagens internas e subjetivas. Não é necessário possuir experiência na técnica e nem levar materiais. Inscrições aqui.

Às 16h, o professor e escritor carioca Bruno Cava irá explorar o tema “Crítica e cítrica” no Seminário Sobre acidentes e caixas-pretas do passado, do presente e do futuro, em que historiadores, engenheiros, filósofos e outros especialistas analisam as relações entre arte, política, ciência e história. O professor vai falar sobre a crítica que denuncia os efeitos totalitários do espetáculo, consumismo ou neoliberalismo e que dissimula a sua própria inutilidade, sendo varrida pela ironia pós-moderna. Bruno Cava explora os modos de um juízo crítico que dá lugar a uma possibilidade de crítica ainda mais insidiosa e radical, que atesta sua pertença ao real. Professor de cursos livres no Rio de Janeiro, lecionando em instituições como Museu da República, Cinemateca Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM e Casa de Rui Barbosa, Bruno é blogueiro do quadradodosloucos.com.br e editor da Revista Lugar Comum. O Seminário requer inscrição prévia. Inscrições aqui.

Domingo

No domingo, 16 de setembro, às 16h, o Cine Iberê apresenta o documentário Hilda Hilst pede contato, dirigido por Gabriela Greeb. A sessão única e gratuita contará com debate com diretora. A exibição integra as atividades paralelas às exposições Iberê Camargo: formas em movimento e Caixa Preta. A curadoria do Cine Iberê é de Marta Biavaschi.

Também às 17h, acontece a visita mediada De três em três: desvendando o Iberê, na mostra Iberê Camargo: formas em movimento. Três obras de Iberê serão apresentadas contando aquilo que há por trás do quadro, as histórias, curiosidades, especificidades técnicas ou percursos e influências. Inscrições aqui.

Serviço:

Fundação Iberê Camargo

Telefone (51) 3247- 8000

Endereço: Avenida Padre Cacique, 2000. Porto Alegre RS

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Exposição apresenta arte infantil no Café do Porto
Banda Os Latinoamericanos revisita Belchior no Ocidente
https://www.osul.com.br/o-fim-de-semana-na-fundacao-ibere-camargo-sera-repleto-de-atividades-para-todos-os-publicos/ O fim de semana na Fundação Iberê Camargo será repleto de atividades para todos os públicos 2018-09-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar