Segunda-feira, 03 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Desafio de trânsito do DetranRS ocorrerá nas ruas de Porto Alegre nesta quarta

Compartilhe esta notícia:

Bicicleta venceu primeiros desafios. (Foto: Eduardo Manica/DetranRS)

Promover uma reflexão sobre o modo como nos deslocamos no dia a dia e o impacto que causamos com essas escolhas. Esse é o objetivo do Terceiro Desafio Intermodal do DetranRS, que será promovido nesta quarta-feira (19). O evento é uma iniciativa da Comissão de Estudos Ambientais da Autarquia e vai envolver servidores que farão o deslocamento de carro, moto, bicicleta, ônibus, lotação, a pé, correndo, e utilizando um aplicativo de transporte – a novidade dessa edição.

A saída será às 8h do Planetário (Av. Ipiranga, 2.000) e o ponto final será o Mercado Público de Porto Alegre (em frente ao Chalé da Praça XV), onde membros da comissão receberão a imprensa para divulgação dos resultados.

No desafio serão mensurados quesitos como tempo de trajeto, custo e pegada de carbono. Também serão avaliados critérios como conforto, conveniência, segurança e satisfação pessoal.

Nas duas primeiras edições a bicicleta chegou em primeiro lugar.

ERS-118 tem bloqueio para obras de duplicação

Um trecho da ERS-118 em Sapucaia do Sul ficará bloqueado nesta quarta-feira (19) para obras. O fechamento ocorre das 9h30 às 11h e ocasionará bloqueio total do trânsito no km 2 de Sapucaia do Sul. A interrupção acontece para a demolição de passarela de pedestres, prevista no cronograma das obras que integram a duplicação da ERS-118. O desvio deverá ser feito por via municipal.

O Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) e a Secretaria dos Transportes projetam ainda seis novas passarelas para pedestres na extensão da rodovia estadual. Desse total, três serão construídas entre os km 0 e 5 de Sapucaia do Sul, incluindo o trecho em que será feita a demolição nesta quarta-feira.

Meio ambiente e baterias automotivas

A secretária estadual do Meio Ambiente, Ana Pellini, assinou, na segunda-feira (17), termo de compromisso para o cumprimento da logística reversa da cadeia de baterias chumbo-ácido no Rio Grande do Sul. Firmado entre a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) e o Iber (Instituto Brasileiro de Energia Reciclável), o acordo cumpre as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. “É uma honra para nós definirmos esse compromisso, tendo em vista a importância de garantir a destinação ambientalmente adequada no RS”, destacou a diretora-presidente da Fepam. Com a assinatura, o Estado torna-se o terceiro no País a firmar acordo com o Iber. São Paulo e Paraná também já assinaram o acordo.

De acordo com dados da Abrabat (Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais), pelo menos 42 mil toneladas de bateriais chumbo-ácido inservíveis são recicladas por ano no RS. A diretora-executiva do Iber, Amanda Schneider, alerta, no entanto, que ainda não existe um controle total sobre o processo. “Na prática, (a logística reversa) já acontece, mas não se sabe se essas baterias estão recebendo a destinação adequada”, alerta. A meta é, até 2021, dar o destino correto para 90% de todas as baterias inservíveis de chumbo-ácido do RS.

As baterias chumbo-ácido são utilizadas em veículos automotores, motocicletas e equipamentos industriais. Elas diferem de pilhas e baterias portáteis por conter substâncias tóxicas, como dióxido de chumbo e ácido sulfúrico. Segundo o diretor do Departamento de Licenciamento e Controle da Fepam, Renato Chagas, o cumprimento da logística reversa visa a evitar a ocorrência de prejuízos ao meio ambiente. “Estamos tratando de baterias com chumbo, que é um metal pesado e tóxico. Se não tratado de forma correta, contamina o meio ambiente, formando áreas de passivo ambiental”, alerta o engenheiro químico.

O termo de compromisso estabelece uma cooperação entre diversos atores para garantir o cumprimento do acordo. Os comerciantes de baterias que aderirem ao acordo serão responsáveis por recebê-las em pontos de coleta. As empresas distribuidoras, por sua vez, devem recolher os produtos nos pontos de coleta e armazená-los. Caberá aos fabricantes e importadores a tarefa de fazer a reciclagem e destinar os rejeitos. Todas as etapas devem respeitar as normas técnicas.

As informações sobre as baterias recolhidas devem ser encaminhadas ao Iber. O instituto será responsável por divulgar na internet os pontos de coleta, as transportadoras cadastradas e as empresas que farão o destino adequado. Esses dados serão compilados em relatórios anuais que devem ser apresentados à Fepam. Caberá à fundação a responsabilidade de exigir de comerciantes, distribuidoras, fabricantes e importadores o cumprimento da logística reversa. O Estado também deverá dar apoio técnico e suporte na divulgação das ações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Polícia prende traficantes que dominavam três condomínios do bairro Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre. Quem não seguia as leis dos criminosos era punido de forma violenta
Os Estados Unidos ameaçam usar a força militar na Coreia do Norte
https://www.osul.com.br/desafio-de-transito-do-detranrs-ocorrera-nas-ruas-de-porto-alegre-nesta-quarta/ Desafio de trânsito do DetranRS ocorrerá nas ruas de Porto Alegre nesta quarta 2018-09-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar