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Brasil Para a maioria dos eleitores brasileiros, pensar no País é motivo de tristeza e desânimo, diz a pesquisa do Datafolha

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Quase 90% se sentem desprotegidos quanto à segurança pública. (Foto: Reprodução)

Preste atenção a esta pergunta: “Quando pensa no Brasil de hoje, você se sente tranquilo ou com raiva?”. Para 68% dos entrevistados pela mais recente pesquisa do instituto Datafolha, divulgada na terça-feira, a resposta é a segunda opção. E, ao que tudo indica, os mais enfurecidos são os cidadãos mais jovens. Dentre os que têm entre 16 e 34 anos, 74% responderam dessa forma.

Além disso, esse mesmo levantamento aponta que a maioria dos eleitores brasileiros está pessimista com os rumos do País. Das seis situações de sentimento apresentadas aos entrevistados, em todas elas a avaliação negativa superou a positiva.

O maior índice é o da segurança – ou melhor, da insegurança – pública. São 88% os que se sentem desprotegidos no País (ante 11% que se sentem seguros). A tristeza também tomou conta dos brasileiros: 79% estão tristes, enquanto apenas 18% se dizem felizes. Dentre os desanimados e animados com o Brasil, 78% estão no primeiro grupo (contra 21% que se dizem animados).

Quando o entrevistado escolhe entre estar sentindo mais medo do que esperança ou o contrário, 59% declaram que sentem mais medo. Entre os jovens de 16 a 24 anos, esse índice é de 63%. Os mais esperançosos, por sua vez, são os mais velhos: na faixa acima de 60 anos, 54% deles se dizem com mais medo e 45% sentem mais esperança.

Horário eleitoral

O horário eleitoral gratuito perdeu a relevância no processo de escolha dos candidatos pelo eleitor. A pesquisa do Datafolha revela que, para 40% dos entrevistados, esse fator não tem qualquer importância na decisão. No pleito de 2010, esse índice era de 26%.

As propostas do candidato e sua vida política, porém, ainda têm muita importância para 73% dos eleitores, respectivamente. Já as notícias nas redes sociais têm muita importância para 38% dos entrevistados.

Redes sociais

Os eleitores que pretendem votar no presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) são os que mais usam as redes sociais: 81% deles participam de pelo menos uma delas (Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp, apenas para citar as mais populares), contra 72% dos que declaram voto em Ciro Gomes (PDT) e 59% dos eleitores de Fernando Haddad (PT).

A pesquisa do Datafolha foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código BR-03147/2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

 

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