Sexta-feira, 12 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Erros na dieta podem levar à morte

Compartilhe esta notícia:

A pesquisa alertou também sobre o consumo de alimentos salgados e a ausência de grãos integrais. (Foto: Divulgação)

Um estudo recente, divulgado na revista científica The Lancet , apontou erros na dieta que estão causando a morte de pessoas ao redor do mundo. Entre os mais comuns, estão o consumo de alimentos salgados e a ausência de grãos integrais. O relatório afirma ainda que até um quinto das mortes no mundo estão ligadas a uma dieta ruim. A má alimentação ajudou a causar diversos tipos de doenças que culminaram na morte de 11 milhões de pessoas em 2017 e, entre os problemas, se destacam ataques cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2.

A avaliação de consumo alimentar nos 195 países que colaboraram com o levantamento apontou que esses riscos afetam as pessoas independentemente de idade, sexo ou condição social. Além disso, o estudo declara que “o consumo não ideal de três fatores dietéticos (grãos integrais, frutas e sódio) foi responsável por mais de 50% das mortes”.

Com isso, os pesquisadores enfatizaram a importância de sempre manter uma alimentação saudável e se atentar para os valores nutricionais na hora de consumir um produto. De acordo com o relatório divulgado, os resultados evidenciam que a dieta abaixo do ideal é responsável por mais mortes do que qualquer outro fator de risco, incluindo o tabagismo, destacando a necessidade de melhorar os hábitos alimentares da população mundial. Baseado no estudo, o portal norte-americano Health fez uma lista de quatro erros na dieta que as pessoas mais cometem.

Nozes

As nozes são fonte de proteínas, fibras, gorduras saudáveis para ajudar no funcionamento cardíaco e vitaminas, fatores contribuintes para uma alimentação melhor. A pesquisa revelou também que a população consome apenas 16% da quantidade recomendada de leite, que seria de 435 gramas por dia.

O leite integral é associado a um risco menor de desenvolver obesidade e pode ajudar crianças a absorver mais vitamina D, além de ser importante fortificador dos ossos. Comer grãos integrais ajuda a reduzir a propensão a doenças cardíacas, melhora a digestão e ajuda a emagrecer . É importante ficar atento para as opções de alimentos integrais que existem atualmente e que são fáceis de implementar na rotina: arroz integral, aveia, pão integral e macarrão integral.

Alimentos salgados

É difícil resistir ao consumo de refrigerantes, por exemplo, mas a bebida tem uma quantidade elevada de açúcares e colabora com o aumento de peso, desenvolvimento de diabetes e cáries dentárias. Refrigerante diet, segundo o Health , também não é indicado. Ele é associado ao aumento do risco de acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e demência.

Já em relação aos alimentos salgados, o sódio potencializa o risco do desenvolvimento de pressão alta e derrames, e as carnes processadas elevam as chances de contrair diabetes e câncer, por isso, é importante evitar o consumo desses tipos de comida para obter uma dieta mais equilibrada e eficaz e uma alimentação saudável.

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Espaçonave japonesa abre nova cratera em um asteroide
Pelé continua em observação na França, sem previsão de alta
Pode te interessar