Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 18 de julho de 2019
Diversos documentos do Arquivo Público Mineiro foram recuperados nesta quinta-feira (18), durante a Operação Páginas Históricas. Dentre os materiais resgatados, estavam os decretos e editais do período imperial que estavam sendo oferecidos na internet. A ação está sendo coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais MP/MG com apoio do MP do Rio Grande do Sul.
Também foram feitas operações em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Quatis (RJ), que contaram com a participação dos MPs do Distrito Federal e Territórios e do Rio de Janeiro. O suspeito de articular as vendas foi preso no RS, onde foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Pelotas e Campo Bom.
O trabalho pelo MP/RS contou com policiais e servidores do Sistema de informações em bases criminais (Siscrim) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A operação contou com apoio do Núcleo de Inteligência do MP e dos Centros de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública e de Defesa do Meio Ambiente.
A ação segue sendo investigada, no momento ainda não se sabe exato o número de documentos que foram roubados e os valores dos materiais vendidos pela internet. Todo o material que foi aprendido hoje (18), vai passar por uma verificação e caso for comprovada a autenticação, eles serão devolvidos ao Arquivo Público Mineiro.
Conforme a promotora de Justiça, Giselle Ribeiro de Oliveira, as pessoas que adquiriram os documentos e que tenham a intenção de devolver de forma voluntária, podem não ser processadas, visto que é crime (artigo 180 do Código Penal) privar um registro histórico de toda sociedade.