Domingo, 25 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Celebridades Messi inspira um roteiro turístico por sua cidade natal, Rosário, na Argentina

Compartilhe esta notícia:

Placa com o nome de Lionel Messi no Passeo de los Olímpicos, uma "calçada da fama" dos atletas de Rosário. (Foto: Reprodução)

Lionel Messi se mudou de Rosário para Barcelona ainda muito jovem, aos 13 anos de idade. Mas até hoje sua presença é muito forte na cidade onde nasceu, no interior da Argentina . Tanto que o departamento de turismo municipal acaba de lançar um roteiro oficial por dez locais que marcaram a vida de Messi na terceira maior cidade argentina.

Por meio do aplicativo Rosario Turismo, o visitante pode baixar o “Circuito Leo Messi”, que indica desde o campinho onde o jogador deu seus primeiros chutes até o hotel onde ele se casou com a namorada de infância, que também é rosarino.

Veja, a seguir, as dez paradas obrigatórias na cidade para conhecer de onde veio o jogador, que esta semana recebeu o prêmio de melhor do mundo pela sexta vez .

Museu del Deporte Santafesino

Como não poderia deixar de ser, o museu que se dedica ao esporte na província de Santa Fé, onde fica Rosário, tem uma ala inteira dedicada a Messi. A estranha estrutura metálica, que parece um conjunto de andaimes e marca a construção, ocupa o terreno do antigo Batallón 121, que o jogador e seus amigos de infância costumavam invadir para bater bola.

Inaugurado em setembro, ele é a mais nova atração da cidade, e fica no Parque Héroes de Malvinas. Com pegada interativa e tecnológica, homenageia diversos atletas importantes da região, de modalidades que vão do hóquei sobre grama ao automobilismo. O endereço é Avenida Ayacucho 4.800, e o site, museodeldeportesf.gob.ar .

Paseo de los Olímpicos

O histórico rosarino nas Olimpíadas também está presente nessa espécie de “calçada da fama”, com nomes de atletas marcantes nascidos na região. Claro que a placa com o nome de Lionel Messi é a mais popular. Ela fica na esquina das avenidas Pellegrini e Entre Ríos, lembrando a medalha de ouro da equipe de futebol masculina nos Jogos de Pequim, em 2008, até hoje a maior conquista de Messi com a seleção argentina.

Club Abanderado Grandoli

Reza a lenda que Messi estava nas arquibancadas desse clube de bairro com sua avó, Celia, assistindo a um jogo de seu irmão mais velho Matías, quando, por falta de um jogador para completar o time, entrou em campo e fez o gol da vitória. Tinha apenas quatro anos.

O campinho ainda existe e virou ponto de peregrinação entre os fãs do camisa 10. Fica na Calle Laferrere 4.801, no bairro Esteban Echeverria.

Club El Campito

Outra cancha sagrada para os seguidores do craque do Barcelona. Era lá que “La Pulga” começou sua relação com a bola, em peladas com irmãos mais velhos e vizinhos. O lugar atualmente é um clube social, com eventos recreativos, artísticos e esportivos. Fica na esquina das ruas Lavalleja e Ibañez, em General Las Heras.

Escuela Nº 66 “Gral. Las Heras”

O Rio Paraná é talvez o principal atrativo turístico de Rosario. Ou pelo menos, era, até que uma enorme figura de Messi, com a camisa da seleção argentina, ser pintada numa das paredes dessa escola. A obra foi feita em 2015 pelo muralista brasileiro Paulo Consentino, patrocinada pela Fundación Messi.

Não estranhe se vir um grupo de turistas amontoado perto das grades que separam o pátio das ruas. O mesmo pátio onde o pequeno Leo brincava no período em que estudou nesta escola primária, que fica na esquina das ruas Azara e Buenos Aires, no bairro General Las Heras, a poucos quarteirões do antigo endereço da família Messi, destaque do próximo tópico.

Barrio La Bajada

Melhor jogador do mundo por seis vezes, Lionel Messi atualmente vive com a família em Castelldefels, cidade litorânea nos arredores de Barcelona, cheia de condomínios exclusivos e mansões extravagantes. Mas nem sempre foi assim. O primeiro endereço do jogador foi no bairro La Bajada, região humilde de Rosário, hoje cheia de pinturas murais em homenagem ao filho mais ilustre. São 34 muros com o rosto ou referências ao camisa 10, para ser mais exato.

Central Córdoba

Antes ficar marcado com a camisa azul e grená do Barcelona, Messi vestiu as cores azul e vermelha do Central Córdoba, um pequeno, mas tradicional, time de futebol da cidade. Foi em 1995, durante um torneio infantil, do qual o Charrúa, como a equipe é conhecida, saiu campeão. Foi o suficiente para que entrasse na lista dos dez locais identificados com o jogador na cidade.

No clube, que fica na Calle San Martín 3.250, no bairro La Tablada, é possível ver fotos e vídeos de Messi, com seus oito anos de idade, driblando adversários e marcando gols.

Complejo Malvinas Newell’s

Falando em divisões de base, um ponto imperdível no “Circuito Lionel Messi” é a escolinha do Newell’s Old Boys, uma das duas grandes equipes da cidade (rivalizando com o Rosario Central). Foi no centro de treinamento “Malvinas Argentinas” que “La Pulga” começou a trilhar de fato seu caminho como atleta. Até hoje o clube guarda como relíquia a ficha número 99.231 da Associação Rosarina de Futebol, com a data do início do vínculo de Messi: 30 de março de 1994.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

Ana Maria Braga teria tatuado o nome do novo namorado
Camila Pitanga relata a seus amigos que tem sofrido preconceito após assumir namoro com uma mulher
https://www.osul.com.br/messi-inspira-um-roteiro-turistico-por-sua-cidade-natal-rosario-na-argentina/ Messi inspira um roteiro turístico por sua cidade natal, Rosário, na Argentina 2019-12-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar