Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de dezembro de 2019
A maioria da população continua a aprovar a atuação do agora ministro Sérgio Moro, um ano após deixar a função de juiz e abandonar a Operação Lava-Jato.
Levantamento do Paraná Pesquisas constatou que 59,5% dos brasileiros o aprovam quando perguntados sobre sua atuação no combate à corrupção um ano após deixar a Lava Jato: 33,2% julgam ser ótima e 26,3% avaliam como boa.
Os que consideram seu desempenho ruim (7,7%) e péssimo (11%) totalizam 18,7%. Os que responderam regular chega a 18,3%.
O instituto ouviu 2.222 pessoas em 166 cidades de 26 estados e do Distrito Federal. O levantamento se deu entre 14 e 18 deste mês.
Bolsonaro
A reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro cresceu para 38% da população brasileira, segundo um levantamento encomendado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) ao instituto de pesquisas Ibope. A rejeição à forma com que Bolsonaro governa o País também aumentou para 53%. São os piores resultados apresentados pelo presidente nas quatro avaliações feitas desde o início do mandato.
A última pesquisa realizada pela CNI/Ibope, em setembro, apontou que 34% dos brasileiros consideravam o governo “ruim ou péssimo”. A alta de quatro pontos percentuais coincide com a queda nos níveis de aprovação do presidente: apenas 29% dos entrevistados veem a administração de Bolsonaro como “boa ou ótima” no levantamento mais atual. Outros 31% enxergam a gestão federal como “regular”.
A forma com que Bolsonaro governa também é mal vista pela maioria da população. O índice de aprovação ficou em 41% no levantamento atual, o que consolidou um aumento de treze pontos percentuais na percepção negativa. Na primeira pesquisa realizada no ano, em abril, a rejeição atingia 40% dos brasileiros.
O nível de confiança no presidente caiu dentro da margem de erro. Em setembro, 42% disseram não confiar em Bolsonaro. O índice atual está em 41%. O mesmo ocorreu com a confiança demonstrada no governo: foi de 55%, em setembro, para 56% nesta última pesquisa.
A avaliação entre a população difere da que a CNI/Ibope colheu entre os empresários. Divulgado no dia 11 de dezembro, o levantamento apontou que 65% dos empresários confiam em Bolsonaro, enquanto 64% aprovar a maneira de governar do presidente.