Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 30 de dezembro de 2019
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou nesta segunda-feira (30) que o presidente Jair Bolsonaro decidiu retornar nesta terça (31) a Brasília e passar o Ano Novo na residência oficial do Palácio da Alvorada.
Bolsonaro viajou para a Base Naval de Aratu (BA) no último dia 27, e a previsão inicial era ele retornar a Brasília somente em 5 de janeiro.
Conforme a assessoria, o presidente decidiu antecipar o retorno para passar o Ano Novo com a família.
Isso porque a primeira-dama Michelle Bolsonaro não viajou com o presidente, somente a filha deles. Na semana passada, Bolsonaro informou que ela não iria em razão de uma cirurgia.
Segundo a assessoria da Presidência, a cirurgia ainda não foi realizada, e Michelle não será submetida a procedimento antes do réveillon.
Dia em Salvador
O presidente Jair Bolsonaro, que está em recesso de fim de ano na Bahia, visitou o Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador, na tarde desta segunda.
Ele chegou ao local depois das 12h e visitou a parte interna do farol, que guarda um valioso acervo histórico e cultural.
Instalado no Forte de Santo Antônio da Barra, o ponto turístico pode ser visitado até o topo da torre, onde guarda uma joia centenária: a lente do farol. O forte foi a primeira edificação militar do Brasil, construída em 1534, antes mesmo da fundação da capital baiana, em 1549, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
De acordo com a Marinha, que faz a manutenção do equipamento, o exército fez a segurança do presidente durante a visita. Tanto na chegada quanto no momento da saída do ponto turístico, por volta das 12h30min, o presidente foi aplaudido por apoiadores que se aglomeraram no local, cumprimentou e tirou fotos com as pessoas.
Antes de ir para o Farol, Bolsonaro passou pela BR-324, que liga Salvador a Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, cumprimentou e conversou com policiais militares e caminhoneiros que estavam parados em um posto de combustível às margens da rodovia.
Ele ainda tomou um caldo de cana numa pastelaria do local e acenou para outras pessoas que passavam pelo trecho. O presidente postou um vídeo do momento do encontro com os policiais e caminhoneiros no seu perfil oficial no Facebook.
Base de Aratu
A base de Aratu fica na península do Paripe, em Salvador, e funciona como apoio logístico para equipes das três Forças Armadas que atuem nas águas. A construção completou 50 anos em 2019.
O local é vigiado constantemente pela Marinha, e as instalações de lazer incluem uma casa colonial na praia privativa de Inema.