Domingo, 08 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Casa Azul volta para a responsabilidade dos proprietários

Compartilhe esta notícia:

A prefeitura, que executava obras de estabilização da fachada, vistoriou o local, na tarde desta sexta-feira.

Foto: Maria Ana Krack/PMPA
A prefeitura, que executava obras de estabilização da fachada, vistoriou o local, na tarde desta sexta-feira. (Foto: Maria Ana Krack/PMPA)

Após decisão judicial, o prédio conhecido como Casa Azul, na rua Riachuelo, esquina com Marechal Floriano, no Centro Histórico, voltou a ser responsabilidade de seus proprietários. A prefeitura, que executava obras de estabilização da fachada, vistoriou o local, na tarde desta sexta-feira (6), para entrega de posse à família. A decisão se deu após a liberação, em janeiro, da primeira parcela dos bens dos proprietários, bloqueados pela Justiça durante o processo, como determinava o acordo judicial firmado em 2018.

O acerto ocorreu após ação civil pública, ajuizada pelo Ministério Público Estadual, definindo que as obras de restauro do prédio, que é inventariado e apresentava risco de desabamento, seriam executadas pelos proprietários. O Município de Porto Alegre, também sentenciado na ação, contratou, por intermédio da Smim (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana), a empresa Arquium Construções e Restauro Ltda. para fazer a obra até que os bens da família fossem liberados pela Justiça.

“Com os serviços licitados pela prefeitura, concluímos a instalação das estruturas metálicas que sustentam a parte frontal da fachada. Assim, foi possível que garantíssemos grande evolução no processo de estabilização e a consequente liberação do trânsito na região”, afirma o secretário da pasta, Marcelo Gazen. Ele enfatiza que o prédio está sendo devolvido totalmente limpo e com todas as intervenções previstas em licitação concluídas. A prefeitura buscará judicialmente o ressarcimento do valor investido na estabilização, como foi acordado.

Durante a execução da obra, foi constatada a necessidade de novas intervenções na estrutura da fachada. Trata-se da instalação de pilares metálicos para suportar as sacadas do prédio e da colocação de cintas de concreto sobre as alvenarias. Esses serviços, a partir de agora, estarão a cargo do arquiteto indicado pela família proprietária do imóvel, que dará continuidade às obras.

Trânsito

Após a entrega de posse do imóvel aos proprietários, a empresa executora retirou os tapumes para que a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) liberasse mais uma faixa do trânsito, que agora terá uma pista e meia, tanto na rua Riachuelo como na Marechal Floriano. A outra meia-pista, em ambas as vias, continuará bloqueada para circulação protegida de pedestres.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Final de semana com praias liberadas para banho em Porto Alegre
Uruguaiana recebe autorização para mais uma loja franca
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar