Sexta-feira, 08 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Thunderstorm / Wind

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Um vereador foi preso em flagrante ao tentar extorquir 325 mil reais de um prefeito

Compartilhe esta notícia:

Paulinho do Raio-X, na foto, pediu a quantia para evitar o impeachment de Samuca Silva. (Foto: Divulgação)

O vereador Paulo César Lima da Silva (MDB), o Paulinho do Raio-X, de Volta Redonda (RJ), foi preso em flagrante no momento em que receberia R$ 325 mil, supostamente para evitar o impeachment do prefeito Samuca Silva, que denunciou a extorsão. O vereador estava em um carro alugado com placa adulterada. A prisão foi realizada neste sábado pela Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro (CIAF), e o Ministério Público Estadual (MP-RJ), por meio do Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral da Justiça (GAOCRIM).

“Ele foi preso numa sala comercial em um shopping. Foi o próprio vereador que marcou com o prefeito para que fosse feito a entrega da quantia solicitada para tentar embarreirar e não fazer carga no impeachment do prefeito”, disse a Delegada Ana Paula Costa Marques Faria, titular da Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro.

As gravações, além de anotações de valores realizadas pelo vereador, entre outras provas coletas estão sendo analisadas. Paulinho do Raio-X foi autuado em flagrante pelos crimes de corrupção passiva e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Em nota, Samuca Silva, disse ser a primeira vez que sofre uma “tentativa de extorsão dessa natureza”. Ele denunciou a ação ao MP e à Polícia Civil, que montaram o flagrante no qual participou.

“Quem me conhece sabe que não tenho desvios de conduta, nem na minha profissão de contador e auditor, nem na política e sabe que não aceito qualquer tipo de vantagem. Estou muito tranquilo e seguro, pois trabalho com os preceitos da ética, transparência e, sobretudo, respeito ao dinheiro público e ao cidadão de Volta Redonda. Na condição de prefeito, é a primeira vez que sofro uma tentativa de extorsão dessa natureza.”

Pedido de impeachment

Na última terça-feira (3), a Câmara Municipal de Vereadores de Volta Redonda negou a abertura de impeachment contra o prefeito Samuca Silva ao rejeitar o requerimento enviado pelo vereador Carlinhos Santana (Pros). A votação terminou com 13 votos contra e 8 a favor, sendo Paulinho do Raio-X um deles.

De acordo com o Ministério Público, o contato para o recebimento da quantia foi feito após a sessão. Paulinho do Raio-X ligou para Samuca Silva afirmando que o resultado “ocorreu como ele havia prometido e que gostaria de marcar um encontro para receber a propina”.

As investigações continuam. O prefeito e os outros dois vereadores também serão ouvidos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

A burocracia pode travar o plano do governo federal para arrecadar 3 bilhões de reais com a venda de quase 500 imóveis
Sem “socorro” do Executivo, o Judiciário inicia o corte de gastos para cumprir teto de gastos
Pode te interessar