Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política O presidente do Senado e do Congresso Nacional recebeu alta hospitalar após teste positivo para o coronavírus e ficará em isolamento domiciliar

Compartilhe esta notícia:

Presidente do Senado informou na quarta-feira que apresentou resultado positivo para o exame do novo coronavírus. (Foto: Agência Senado)

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), recebeu alta hospitalar na manhã desta quinta-feira (19) após testar positivo para o novo coronavírus, e permanecerá em isolamento domiciliar, informou a assessoria de imprensa do senador.

Alcolumbre realizou uma tomografia no Hospital Sírio Libanês de Brasília na noite de quarta-feira “para acompanhar a evolução da infecção por Covid-19”, disse a assessoria em nota.

Após sua liberação nesta quinta-feira, o senador permanecerá em isolamento domiciliar conforme orientação médica, acrescentou o comunicado.

Alcolumbre é o primeiro chefe de um dos Poderes da República a testar positivo para Covid-19. Apesar de um primeiro teste negativo, o senador realizou novo exame, que confirmou então a infecção na noite de quarta-feira.

Estado de calamidade pública

O Senado vai votar nesta sexta-feira (20), a partir das 11h, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 88/2020, que reconhece o estado de calamidade pública no Brasil. Esse é o único item na pauta da reunião, convocada pela Presidência do Senado. A sessão deliberativa será remota, ou seja, senadores poderão debater o assunto e votar a matéria pelo computador, sem estar presentes ao Plenário. O senador Weverton (PDT-MA) é o relator da proposta.

A proposta, aprovada na noite da quarta-feira (18) pela Câmara dos Deputados, permite que o Executivo gaste mais do que o previsto e desobedeça às metas fiscais estabelecidas para 2020 para custear ações de combate à pandemia de coronavírus.

A mensagem presidencial sobre o estado de calamidade pública (MSG 93/2020) foi encaminhada ao Congresso na manhã da quarta-feira. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Complementar 101, de 2000) prevê que, decretado o estado de calamidade, ficam suspensos os prazos para ajuste das despesas de pessoal e dos limites do endividamento para cumprimento das metas fiscais e para adoção dos limites de empenho (contingenciamento) das despesas.

O texto aprovado na Câmara cria uma comissão mista composta por seis deputados e seis senadores, com igual número de suplentes, para acompanhar os gastos e as medidas adotadas pelo governo federal no enfrentamento do problema. A comissão poderá trabalhar por meio virtual, mas terá reuniões mensais com técnicos do Ministério da Economia e uma audiência bimestral com o ministro da pasta, Paulo Guedes, para avaliar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas emergenciais relacionadas à covid-19.

Diante da urgência do tema, o líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM), disse por uma rede social que conversou com o presidente em exercício do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG), e o líder do governo, Eduardo Gomes (MDB-TO) para garantir que a proposta seja aprovada nesta sexta.

Acertamos que amanhã, com ou sem sistema remoto de votação, aprovaremos o decreto de calamidade pública por entendimento ou contrassenha”, escreveu o senador em sua conta pessoal. As informações são da agência de notícias Reuters e da Agência Senado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Atrito entre Eduardo Bolsonaro e embaixador chinês preocupa o governo brasileiro
O coronavírus atinge o poder: veja quem já foi infectado
https://www.osul.com.br/o-presidente-do-senado-e-do-congresso-nacional-recebeu-alta-hospitalar-apos-teste-positivo-para-o-coronavirus-e-ficara-em-isolamento-domiciliar/ O presidente do Senado e do Congresso Nacional recebeu alta hospitalar após teste positivo para o coronavírus e ficará em isolamento domiciliar 2020-03-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar