Domingo, 12 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O Mercado Público de Porto Alegre teve 11 bancas fechadas por descumprirem o decreto municipal sobre o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Estabelecimentos não chegaram a ser interditados, explicou a prefeitura.

Foto: Maria Ana Krack/PMPA
Estabelecimentos não chegaram a ser interditados, explicou a prefeitura. (Foto: Maria Ana Krack/PMPA)

Durante ação de combate à disseminação do coronavírus, na tarde dessa sexta-feira (20) fiscais da prefeitura determinaram o fechamento de 11 bancas do Mercado Público de Porto Alegre (Centro Histórico). A medida é respaldada pelo decreto municipal nº 20.512, que estabelece novas regras de funcionamento do local – incluindo horário reduzido e portões parcialmente fechados.

De acordo com o decreto, somente os estabelecimentos que servem ou comercializam produtos alimentícios têm autorização para manter o atendimento ao público – os demais devem suspender suas atividades. Dentre as unidades autuadas estão floras de artigos religiosos, agropecuárias, lojas de artesanato e uma cachaçaria. Uma empresa de suplementos alimentares também foi flagrada em desacordo com o seu alvará.

“São medidas duras e indigestas, mas necessárias”, ressaltou o diretor de Fiscalização da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Denis Carvalho. “Precisamos minimizar tanto quanto for possível o potencial de aglomerações nos espaços públicos, e o Mercado Público não pode ser a exceção. Não sabemos quanto tempo vão durar essas restrições, mas temos a esperança de que em breve possamos ver todas as bancas funcionando normalmente de novo.”

Ainda segundo ele, as bancas não sofreram interdição. Apenas foram orientadas a fechar as portas para garantir o atendimento às novas regras: “Neste momento, o decreto ainda é muito recente, então trabalhamos mais no sentido de orientar os comerciantes. Mas a partir de hoje, se algum estabelecimento abrir irregularmente, aplicaremos o item do decreto que prevê a interdição”.

Lista

Confira, a seguir, a lista de estabelecimentos obrigados a fechar as portas após a fiscalização da SMDE no mais tradicional centro de compras da capital gaúcha.

– Comércio de Aves (Banca 75);

– Agropecuária (Banca 69);

– Aquário Stanivetti (Banca 51);

– Cachaçaria (Banca 95);

– Flora Bandeira (Banca 1);

– Flora Rainha do Mar;

– Flora 37 (Banca 37);

– Flora Colesar (Banca 45);

– Bancas 2, 25 e 70 (atividades não informadas).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Lacen vai funcionar aos finais de semana para atender demanda de testes de coronavírus
O nadador brasileiro Bruno Fratus diz que manter a Olimpíada é um “exemplo dramático de descaso com atletas”
https://www.osul.com.br/o-mercado-publico-de-porto-alegre-teve-11-bancas-fechadas-por-descumprimento-do-decreto-municipal-sobre-o-coronavirus/ O Mercado Público de Porto Alegre teve 11 bancas fechadas por descumprirem o decreto municipal sobre o coronavírus 2020-03-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar