Sábado, 31 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Morte de suspeito provoca revolta, e incêndios em coletivos causam transtornos em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Densa fumaça se formou com a queima dos ônibus. (Foto: Thiago Oliveira/Agência Freelancer)

A morte de um jovem de 18 anos durante uma abordagem da BM (Brigada Militar) realizada na manhã dessa quinta-feira no bairro Santa Tereza, Zona Sul de Porto Alegre, causou revolta a moradores da região e transtornos a porto-alegrenses. Em resposta, dois ônibus e uma lotação foram incendiados e, como consequência, coletivos deixaram de circular e aulas foram suspensas em duas instituições de ensino.

O dia começou com muita tensão nessa parte da capital gaúcha. Por volta das 7h, uma guarnição da BM fazia ronda em um beco conhecido como Buraco Quente quando abordou o rapaz. Ele estaria armado e teria reagido à aproximação dos policiais, segundo a corporação, que também afirmou que o jovem tinha antecedentes criminais. Já a população local diz que ele não reagiu e que foi baleado pelas costas. O rapaz morreu na hora.

Moradores se revoltaram e apedrejaram viaturas. Em decorrência da situação, brigadianos chegaram a pedir auxílio ao 1º Batalhão de Polícia Militar e para o Batalhão de Operações Especiais. Um helicóptero foi mobilizado.

Fogo

Cerca de três horas após a abordagem, homens encapuzados incendiaram três coletivos. Por volta das 11h, o motorista de uma lotação da linha Menino Deus foi obrigado, por dois homens, a descer do veículo, que estava parado na rua Corrêa Lima. Em seguida, a dupla ateou fogo no carro.

Depois, foi a vez de os coletivos serem consumidos pelas chamas. Seis homens queimaram, na rua Silveiro, dois ônibus do Consórcio STS que faziam a linha 195 – TV. Os veículos estavam estacionados e vazios no momento dos ataques.

A Polícia Civil investigará a relação entre os episódios de vandalismo, já que eles se deram quase simultaneamente. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu as três ocorrências. Uma grande coluna de fumaça se formou com a combustão, e pôde ser vista de longe. Os veículos incendiados foram removidos à tarde.

Linhas suspensas

Por medida de segurança, oito linhas de ônibus deixaram de circular no final da manhã. São elas: 282 – Cruzeiro; 282.2 – Pereira Passos; 195 – TV; 177 – Menino Deus; 244 – Santa Teresa; 263 – Orfanotrofio; 265 – Jardim Medianeira; e 149 – Icaraí, de acordo com informações da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). Com relação às lotações, apenas a linha 02.1 – Menino Deus foi suspensa.

Todas as citadas não têm previsão de normalização no atendimento na região, segundo a EPTC, que orienta a população a pesquisar alternativas nos sites www.poatransporte.com.br e www.eptc.com.br ou ligar para o telefone 156. As linhas T3, da Carris, e 264 Prado, do Consórcio STS, seguiram circulando, mas sem entrar na região da Vila Cruzeiro. O desvio foi feito pelas avenidas Teresópolis, Nonoai, Campos Velho e Icaraí.

Aulas

Dois colégios acabaram suspendendo suas atividades em razão da tensão gerada pela morte do jovem no Morro Santa Tereza. A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva suspendeu as aulas do turno da tarde. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martim Aranha, o turno da noite foi o cancelado.

Na Uniritter, as atividades no campus Alto Teresópolis foram mantidas à noite, mas terminaram mais cedo. No mesmo turno, duas viaturas (uma da Polícia Civil e outra da BM) estavam de prontidão em frente à instituição.

Reforço

No início da noite, a BM informou que o policiamento na região continuará reforçado por tempo indeterminado, a fim de garantir a segurança dos moradores. Policiais do 1º Batalhão de Choque isolaram os dois principais acessos ao beco Buraco Quente com cones e fitas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Receita estadual realiza nova fase de operação contra empresas devedoras de mais de 654 milhões de reais
Os salários e a onda de violência
https://www.osul.com.br/morte-de-suspeito-provoca-revolta-e-incendios-em-coletivos-causam-transtornos-em-porto-alegre/ Morte de suspeito provoca revolta, e incêndios em coletivos causam transtornos em Porto Alegre 2015-09-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar