Terça-feira, 22 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre A orla do Guaíba, em Porto Alegre, é o único projeto brasileiro em um guia da ONU sobre espaços urbanos

Compartilhe esta notícia:

Reconhecimento é motivado pela preocupação com aspectos inclusivos e de diversidade. (Foto: Divulgação)

O programa de concessão do Trecho 2 da orla do Guaíba, em Porto Alegre, é o único caso brasileiro incluído em um guia do Unops (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos) e Instituto Semeia. Intitulada “Parque para Todas e Todos”, a publicação ressalta iniciativas voltadas para espaços urbanos com perspectiva de gênero e também detalha exemplos da Colômbia, Áustria e Espanha, dentre outros.

“É muito importante esse reconhecimento em relação ao trabalho que estamos desenvolvendo na capital gaúcha e que foi construído com apoio do Unops e do Semeia”, destacou o prefeito Nelson Marchezan Júnior. “Nosso objetivo é criar condições melhores para todos, com a qualificação de serviços e dos espaços, primando pelas políticas inclusivas em todos nossos projetos.”

Segundo a administração municipal, o projeto relativo ao “Trecho 2” foi mencionado no material por apresentar aspectos que buscam a construção de um parque que atenda as necessidades de diferentes tipos de frequentadores, conforme enfatiza o titular da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro.

“Formatamos os documentos de tal forma que as políticas de gênero e de inclusão se tornam um incentivo para a concessionária obter melhores resultados dentro da concessão”, frisou, durante evento on-line de lançamento do guia. “Acredito que esse mecanismo faz toda a diferença para o desenvolvimento de uma cidade com atividades cada vez mais inclusivas.”

Dentre os exemplos de exigências para concessão à iniciativa provada está a obrigatoriedade de elaboração de uma política de inclusão que deve ser aprovada pela prefeitura, prevendo aspectos relacionados ao uso do espaço, empregabilidade, infraestrutura, serviços e atividades comerciais. Também constam campanhas de sensibilização.

“O ‘Trecho 2’ foi pensado seguindo a lógica de olhar para as necessidades de cada tipo de pessoa que vai utilizá-lo e por isso integra a publicação Parques para Todas e Todos”, acrescenta a representante do Unops no Brasil, Claudia Valenzuela.

Já o diretor-presidente do Instituto Semeia, Fernando Pieroni, avalia que esse tipo de parceria entre poder público e a iniciativa privada proporciona “um importante instrumento de apoio aos governos na implementação de políticas voltadas à inclusão e diversidade”.

O guia mostra chama a atenção para o fato de que infraestruturas urbanas atentas a essas questões tendem a promover mais bem-estar e espaços com mais qualidade sem, necessariamente, aumentar os seus custos. Para acessar o material, disponibilizado de forma gratuita, basta entrar no site do Instituto Semeia – www.semeia.org.br.

Trecho 2

A concessão do “Trecho 2” prevê um contrato de 35 anos com parceiro do setor privado. A área a ser concedida tem 134,4 mil metros quadrados e 850 metros de extensão, entre a Rótula das Cuias (junto ao Parque da Harmonia, no Centro Histórico) e o Arroio Dilúvio (bairro Praia de Belas).

Nos planos da prefeitura de Porto Alegre para o local está a instalação de uma das maiores rodas-gigantes da América Latina. Similar à famosa “London Eye” de Londres (Inglaterra), a estrutura está prevista no projeto conceitual para a orla do Guaíba, assinado pelo arquiteto e ex-prefeito de Curitiba (PR) Jaime Lerner.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Avançam obras de macrodrenagem para beneficiar 180 mil pessoas em 14 bairros
Organização Mundial da Saúde diz que cientistas precisam ajudar no combate à desinformação
Pode te interessar