Sexta-feira, 02 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul O Rio Grande do Sul tem recorde de 1.190 novos registros de coronavírus em 24 horas e chega a 8.234 casos

Compartilhe esta notícia:

País contabiliza 605.880 óbitos e 21.734.889 casos de coronavírus desde o início da pandemia. (Foto: Reprodução)

O Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim da SES (Secretaria Estadual da Saúde), chegou a 8.234 registros de casos de coronavírus nesta quinta-feira (28), devido ao acréscimo de mais 1.190 registros em relação ao dia anterior – recorde de registros em 24 horas. O número estimado de pacientes curados é de 5.891 (72%). Também foram registrados quatro novos óbitos, que já somam 213.

As quatro mortes mais recentes por Covid-19 abrangem vítimas residentes nos seguintes municípios:

– Porto Alegre (mulher, 49 anos);
– Porto Alegre (mulher, 78 anos);
– Porto Alegre (homem, 89 anos);
– Santa Rosa (homem, 64 anos).

Um 35º óbito chegou a ser computado, mas segundo a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), investigação do Hospital Conceição nesta quinta-feira concluiu que um óbito notificado em 25 de maio não se refere a morador de Porto Alegre. A vítima residia em um município de Santa Catarina e informou endereço de familiar no momento da internação. Assim, a Capital tem 34 óbitos confirmados de moradores.

Diferença em Porto Alegre

A Capital, segundo a SES, tem 605 casos confirmados de coronavírus. Os números da SMS (Secretaria Municipal da Saúde), no entanto, registram mais de mil casos em Porto Alegre.

A divergência, segundo a SES, ocorre pela exigência, pelo Ministério da Saúde, de que os registros pelos municípios sejam feitos no sistema e-SUS Notifica. Todos os demais municípios preenchem essa plataforma.

A SMS informa que essa diferença passou a ocorrer justamente a partir do início dessa exigência, em 15 de maio. Conforme a pasta, desde o início da pandemia Porto Alegre utiliza um sistema próprio, que permite acompanhar e encaminhar pacientes desde a consulta, enquanto o e-Sus Notifica permitiria apenas o registro do resultado.

Leitos no interior

O governo do Estado repassará valores a sete hospitais gaúchos para cobrir o custo de leitos. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite nesta quinta (28), durante transmissão ao vivo nas redes sociais. Os leitos já estão prontos – com aparelhos e equipes médica e de enfermagem à disposição –, mas ainda não foram habilitados pelo governo federal.

Para permitir o funcionamento imediato, o Executivo decidiu custear esses 47 leitos em sete hospitais de sete municípios gaúchos – Capão da Canoa, São Sebastião do Caí, São Gabriel, Espumoso, Passo Fundo, Erechim e Soledade. A diária de cada leito é de R$ 1,6 mil.

“Estamos ampliando nossa capacidade de UTI em mais de 60%. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique sem atendimento. Enquanto os leitos não forem habilitados pelo Ministério da Saúde, viabilizaremos esse custo”, disse Leite.

O custeio dos leitos se dará mediante a ocupação do leito – ou seja, não há pagamento prévio ou valor fechado pelo leito em si, e sim pela ocupação do leito.

No início de maio, o governador havia anunciado que o Estado faria o aporte dos recursos necessários para a habilitação de 139 leitos estaduais, distribuídos em 18 hospitais. No dia 19 de maio, o governo federal fez o repasse, em parcela única, de R$ 34,8 milhões, possibilitando a habilitação desses 139 leitos de UTI.

O restante do valor foi repassado a outros 131 leitos de hospitais com gestão plena, ou seja, sob gestão municipal.

Confira quantos leitos serão custeados em cada um dos sete hospitais:

1 leito – Hospital Santa Luzia – Capão da Canoa;

5 leitos – Hospital Sagrada Família – São Sebastião do Caí;

5 leitos – Hospital Santa Casa de São Gabriel – São Gabriel;

5 leitos – Hospital Notre Dame São Sebastião – Espumoso;

20 leitos – Hospital São Vicente de Paulo – Passo Fundo;

5 leitos – Hospital Santa Terezinha – Erechim;

6 leitos – Hospital de Caridade Frei Clemente – Soledade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Quadrilha comandada de dentro de um presídio exigia 60 mil reais para não atacar um comerciante no Centro de Porto Alegre
Educação sofre
Pode te interessar