Terça-feira, 22 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Maioria do Supremo vota pela legalidade do inquérito sobre fake news

Compartilhe esta notícia:

O inquérito foi aberto em março de 2019.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O inquérito foi aberto em março de 2019. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A maioria dos ministros STF (Supremo Tribunal Federal) votou, nesta quarta-feira (17), a favor da legalidade do inquérito aberto pelo próprio tribunal para apurar a divulgação de fake news (notícias falsas) e ameaças contra integrantes da Corte.

Oito dos 11 ministros acompanharam o voto proferido pelo relator, Edson Fachin, no sentido de que o regimento interno pode ser aplicado como instrumento de defesa institucional. Dessa forma, a investigação pode ser aberta por conta própria. O julgamento continua para a tomada dos demais votos nesta quinta-feira (18).

A Corte julga uma ação da Rede Sustentabilidade, protocolada no ano passado para contestar a forma de abertura da investigação. Pelas regras processuais penais, o inquérito deveria ter sido iniciado pelo Ministério Público ou pela polícia.

O inquérito foi aberto em março de 2019. Na época, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, defendeu a medida como forma de combater a veiculação de notícias falsas que atingem a honorabilidade e a segurança do STF, de seus membros e parentes. Segundo Toffoli, que nomeou o ministro Alexandre de Moraes como relator do caso, a decisão pela abertura está amparada no regimento interno da Corte.

Com base nas investigações desse processo, foram cumpridos, no mês passado, mandados de busca e apreensão contra empresários e acusados de financiar, difamar e ameaçar ministros do tribunal por meio da internet.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Uma operação contra a pedofilia na internet resultou na prisão de oito homens em Porto Alegre
Rio Grande do Sul tem quase 390 mortes por coronavírus e 17,1 mil infectados
https://www.osul.com.br/maioria-do-supremo-vota-pela-legalidade-do-inquerito-sobre-fake-news/ Maioria do Supremo vota pela legalidade do inquérito sobre fake news 2020-06-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar