Segunda-feira, 20 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Alemanha tem poucas mortes por coronavírus graças a exames precoces

Compartilhe esta notícia:

Chanceler federal alemã pede à população para reduzir contatos sociais devido ao coronavírus. (Foto: Divulgação)

A Alemanha teve 31 mortes de Covid-19 até o momento. Autoridades de saúde do país dizem que o baixo número de vítimas é decorrente do diagnóstico precoce da doença. Com isso, o país se afasta do destino de outros da Europa, como a Itália, que atualmente tem o maior número de mortos pelo novo coronavírus do mundo.

Mas como a quantidade de casos alemães aumentou em 2.958 de madrugada desta sexta-feira (20) e chegou a 13.957, a pandemia entrou em uma fase exponencial que, se não for contida, poderia infectar até 10 milhões de pessoas dentro de três meses, disseram autoridades do país.

Pelo sistema federal, a chanceler, Angela Merkel, não pode impor um toque de recolher de âmbito nacional, já que isso cabe a governos estaduais e locais.

Antecipando-se à reunião de crise de domingo (22), a Baviera, que é o maior Estado da Alemanha e cobre cerca de um quinto do país, disse nesta sexta que imporá restrições gerais às saídas de casa por duas semanas a partir da meia-noite.

“Não estamos interditando a Baviera. Não estamos isolando a Baviera. Mas estamos suspendendo totalmente a vida pública da Baviera”, disse o ministro-chefe, Markus Soeder, em um pronunciamento na televisão.

A cidade de Freiburg, no sudoeste, anunciou que imporá um toque de recolher a partir do final de semana, e a Renânia do Norte-Vestfália, o Estado mais populoso do país, pode seguir o exemplo.

A Alemanha já fechou escolas, lojas e restaurantes e apelou ao bom senso das pessoas para que se responsabilizem pela desaceleração da proliferação da doença, mas multidões ainda se reuniam em parques, parques de diversões e cafés em cidades grandes e pequenas no final de semana passado.

Maior desafio

A luta contra a pandemia de coronavírus é o maior desafio que a sociedade alemã enfrenta desde a Segunda Guerra Mundial, afirmou a chanceler federal Angela Merkel na quarta-feira (18), num pronunciamento na televisão.

Ela pediu à população que leve a sério as medidas de isolamento social e apelou à razão e à disciplina. “É sério. Leve a sério, você também.”

A chefe de governo destacou a importância de que todos contribuam para reduzir a velocidade de propagação do vírus Sars-Cov-2, que afeta o mundo inteiro e já provocou medidas restritivas e confinamentos sem precedentes em tempos de paz.

“Desde a Reunificação, ou melhor, desde a Segunda Guerra Mundial, nosso país não enfrentava um desafio que colocasse à prova de tal maneira a nossa ação solidária coletiva”, afirmou Merkel.

“Eu realmente acredito que podemos ser bem-sucedidos nessa tarefa [de combater o vírus], se todos os cidadãos realmente a entenderem como sua própria tarefa”, acrescentou.

A chanceler federal, que é formada em física, afirmou que, embora os pesquisadores estejam trabalhando sob grande pressão no desenvolvimento de uma vacina e de um medicamento para tratar a Covid-19, a única forma de lidar com o vírus agora é tentando contê-lo.

“A Alemanha tem um sistema de saúde excelente, talvez um dos melhores do mundo. Mas nossos hospitais também ficarão completamente sobrecarregados se muitos pacientes forem internados num curto espaço de tempo, sofrendo num estado grave de infecção por coronavírus.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Construção de hospitais, corridas às compras e quarentena: as medidas argentinas contra o coronavírus
Em mais uma ação contra o coronavírus, o governo gaúcho mandou interditar as praias gaúchas e proibiu o fechamento de limites entre municípios
https://www.osul.com.br/a-alemanha-tem-poucas-mortes-por-coronavirus-gracas-a-exames-precoces/ A Alemanha tem poucas mortes por coronavírus graças a exames precoces 2020-03-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar