Quinta-feira, 13 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

Brasil Aviança pretende devolver 50 aviões até agosto

Compartilhe esta notícia:

Com a saída de mais aviões, a Anac determinou que a Avianca não venda bilhetes nas rotas afetadas; mais de 300 voos já foram cancelados. (Foto: Divulgação/Avianca)

Em recuperação judicial desde dezembro, a Avianca Brasil deve devolver 50 aeronaves até agosto. Não está claro se a Avianca continuará com alguma frota após o processo.

O plano, contudo, não traz detalhes sobre o pagamento dos débitos da Avianca com os donos das aeronaves nem dos aluguéis a vencer nos próximos meses. Por isso, a expectativa é que credores questionem o cronograma na Justiça.

O cronograma foi apresentado à Justiça paulista, que supervisiona o processo de reestruturação das dívidas da companhia aérea, que ultrapassam R$ 3 bilhões. A intenção é atender aos pleitos das arrendadoras de aeronaves – só com essa categoria de credor, que não fez parte da recuperação judicial, as dívidas superam R$ 1 bilhão, segundo fontes a par das negociações.

A expectativa da Avianca é devolver cinco aviões em abril, quatro em maio, oito em junho, 16 em julho e oito em agosto. O documento entregue à Justiça avisa ainda que três aeronaves já foram devolvidas e seis estão em processo de devolução.

Não está claro se a companhia continuará com alguma frota após o plano de devolução. Até janeiro, a companhia operava com 50 aeronaves, justamente o mesmo número da frota que pretende devolver agora. Questionada sobre o tamanho atual da frota e a expectativa com a devolução das aeronaves, a Avianca preferiu não comentar.

Até a primeira semana de maio, cinco aviões da arrendadora Celestial, devem sair da frota da Avianca. A primeira delas já seria devolvida na semana que vem. Caso aconteça, a expectativa é de que os passageiros desses voos sejam acomodados em outros aviões da Avianca ou de concorrentes como Gol e Latam, segundo executivos a par das negociações.

tags: avianca

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Novo ministro da Educação fala em “sabotagem” e exige o fim de vazamentos à imprensa
Avianca só poderá decolar do aeroporto de Guarulhos se pagar as taxas à vista
Deixe seu comentário
Pode te interessar