Terça-feira, 07 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de abril de 2019
Após a repercussão positiva que arrecadou quase 400 mechas de cabelo feminino para pacientes de câncer, nesta semana a BM (Brigada Militar) lançou mais uma iniciativa solidária: a doação de sangue por integrantes da corporação.
Um grupo de alunos da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre abriu a campanha com uma ida ao Hemocentro, em Porto Alegre. No foco da ação, o aumento dos estoques de sangue da instituição, que atende 40 hospitais da capital gaúcha, Região Metropolitana e Litoral.
Conforme o comando da instituição, até o fim desta semana mais de 70 brigadianos de ambos os sexos devem se dirigir ao local. Eles também serão incentivados a repetir o gesto ao longo do ano, inclusive unidades de saúde do Interior do Estado.
O evento no Hemocentro contou com a participação do comandante-geral da BM, coronel Mario Yukio Ikeda, diretores do HBM (Hospital da Brigada Militar) e representantes do banco de sangue. “Queremos servir de exemplo para a população, através de um gesto de amor e carinho”, ressalto Ikeda.
O Hemocentro precisa estar com os estoques cheios regularmente, pois os componentes do sangue têm validade restrita (dias ou semanas), explica a coordenadora da instituição, Maristela Teixeira. Mulheres podem doar a cada três meses (máximo de três vezes por ano), enquanto que para homens a frequência segura se dá a cada dois meses (máximo de quatro doações por ano).
Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a instituição, localizada na avenida Bento Gonçalves nº 3.722 (bairro Partenon). Horários: segunda a sexta-feira das 8h às 18h (doação de sangue) e das 8h às 17h (medula óssea). O telefone é (51) 3336-6755 e o e-mail é hemorgs@saude.rs.gov.br.
Exigências
– Estar em boas condições de saúde;
– Apresentar documento oficial de identidade com foto;
– Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
– Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
– O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
– Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
– Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
(Marcello Campos)