Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A caderneta de poupança não teve ganho real no ano passado

Compartilhe esta notícia:

O ganho da caderneta foi totalmente corroído pela inflação em 2019

Foto: Reprodução
A distribuição de 100% do lucro do FGTS aos trabalhadores a partir deste ano vai gerar um rendimento superior à variação da poupança. (Foto: Reprodução)

A caderneta de poupança não teve ganho real em 2019. O rendimento do investimento ficou praticamente empatado com a inflação, acumulando perda de 0,05% quando descontada a alta dos preços no País. A última vez que isso havia acontecido foi em 2015, segundo dados da Economatica.

Isso quer dizer que, quem investiu na poupança, até viu o saldo crescer ao longo do ano passado, mas esse ganho foi totalmente corroído pela inflação.

A inflação oficial do País, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), ficou em 4,31% em 2019, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esses números valem para a chamada “nova poupança”, ou seja, para os depósitos feitos a partir de maio de 2012. Desde essa data, toda vez que a taxa básica de juros (Selic) fica abaixo de 8,5%, como agora, a poupança passa a render 70% da Selic, mais a TR (Taxa Referencial) – e não mais 0,5% ao mês mais a TR.

Os depósitos feitos até abril de 2012, porém, continuam rendendo 0,5% ao mês mais a TR. É a chamada “velha poupança”. Nesse caso, houve ganho real de 1,78% em 2019.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Reajuste do salário mínimo fica abaixo da inflação de 2019
Praias do Lami e Belém Novo permanecem próprias para banho
https://www.osul.com.br/a-caderneta-de-poupanca-nao-teve-ganho-real-no-ano-passado/ A caderneta de poupança não teve ganho real no ano passado 2020-01-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar