Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Câmara dos Deputados também cria uma CPI de Brumadinho

Compartilhe esta notícia:

A tragédia ocorreu em 25 de janeiro e deixou ao menos 203 mortos e 105 desaparecidos. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Depois de o Senado instalar uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) para apurar as causas do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também autorizou a criação de uma CPI na Casa. A tragédia ocorreu em 25 de janeiro e deixou ao menos 203 mortos e 105 desaparecidos até o momento.

O ato assinado por Maia, que foi lido nesta quinta-feira (14), pelo deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF), que presidia a sessão, informa que a presidência da Câmara “dá conhecimento ao plenário” da criação da CPI que tem o objetivo de apurar as causas do rompimento da barragem e “as responsabilidades por esse sinistro e avaliar formas de minorar os riscos da ocorrência de novos acidentes”.

Os líderes dos partidos deverão indicar os membros que irão compor a comissão na Câmara. A CPI será composta de 43 titulares e 43 suplentes. Embora não tenham poder de punir a empresa, as comissões de inquérito são instrumentos de pressão política, podem requisitar documentos, interrogar autoridades e recomendar o indiciamento de pessoas e empresas.

Convocação

No Senado, a CPI foi oficialmente instalada no início da tarde desta quarta-feira (13). A instalação é um sinal verde para o início das atividades da comissão. Os cargos foram definidos durante a primeira reunião dos integrantes da comissão no Senado.

A primeira medida oficial adotada pela comissão foi solicitar a convocação do ex-presidente da Vale Fábio Scharvtsman e o presidente interino da mineradora, Eduardo Bartolomeo, para prestar esclarecimentos.

Os senadores Rose de Freitas (Pode-ES) e Carlos Viana (PSD-MG) foram escolhidos, por aclamação, presidente e relator da CPI de Brumadinho. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi eleito vice-presidente.

Homenagem

A Câmara dos Deputados realizou nesta quinta-feira uma sessão solene em homenagem aos mortos na tragédia de Brumadinho (MG) e aos bombeiros que atuaram no resgate das vítimas. Cerca de 400 militares do Corpo de Bombeiros de 10 estados e do Distrito Federal participaram da solenidade.

O rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, gerou um mar de lama com rejeitos de mineração que varreram a zona rural de Brumadinho, município localizado na região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a Defesa Civil mineira, até o momento, foram confirmadas 203 mortes, mas ainda há 105 desaparecidos. Além da tragédia humana, o rompimento da barragem gerou danos ambientais por conta da onda de rejeitos que alcançou o Rio Paraopeba.

A sessão solene em homenagem aos mortos e às equipes de resgate foi presidida pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que vestiu trajes militares para ir à cerimônia. Ao discursar, ele destacou o heroísmo dos militares que atuaram na operação. “Eu não vi um militar reclamar de cansaço, das situações adversas. Eu só via profissionais abnegados em salvar vidas e quando não, encontrar a dignidade das famílias que pudessem velar seus entes queridos”, discursou.

O líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), destacou a atuação de seis bombeiros e seis cães cedidos pelo governo de Goiás para auxiliar na operação de resgate em Brumadinho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

No depoimento dos últimos três réus do caso Bernardo, a madrasta do menino inocentou o marido e disse que a morte da criança foi acidental
Bolsonaro se queixa e fala em trocar até 15 embaixadores
https://www.osul.com.br/a-camara-dos-deputados-tambem-cria-uma-cpi-de-brumadinho/ A Câmara dos Deputados também cria uma CPI de Brumadinho 2019-03-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar