Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A China alerta sobre indícios de fraude em pacotes com sementes enviados ao Brasil

Compartilhe esta notícia:

Em nota, o Ministério da Agricultura pediu que os pacotes não sejam abertos pelos destinatários. (Foto: Divulgação/Cidasc)

A Embaixada da China em Brasília alertou nesta quinta-feira (1°) sobre indícios de fraude verificados nos pacotes com sementes de plantas, cuja origem é suspeita, enviados ao Brasil por via postal. Etiquetas nas embalagens continham erros, informou a embaixada chinesa.

Uma verificação preliminar constatou que as etiquetas de endereçamento apresentam indícios de fraude, com erros no código de rastreamento e em outros dados”, afirmou a representação diplomática da China, em nota oficial.

O governo chinês disse estar disposto a “cooperar com a investigação de autoridades brasileiras”. Segundo a embaixada, sementes são artigo de envio proibido ou restrito para países da União Postal Universal, e os “Correios de China seguem rigorosamente as disposições e vetam o transporte postal de sementes”.

Nos últimos dias, moradores do Distrito Federal e de Estados como Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Rondônia relataram ter recebido sementes por via postal.

Eles alegam não ter feito as compras e não reconhecem os remetentes. Os pacotes tinham ideogramas chineses. Alguns chegaram junto com mercadorias compradas em sites asiáticos pela internet. Já foram pelo menos 36 casos, conforme o governo federal.

Houve relatos semelhantes nos últimos meses em países como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido, entre outros na Europa. Autoridades norte-americanas identificaram sementes de hibisco, menta, alecrim, lavanda e mostarda, entre outras.

O Brasil tem restrições e até proibições quanto à importação de sementes pelos correios, para garantir a segurança fitossanitária e evitar contaminações.

Em nota, o Ministério da Agricultura pediu que os pacotes não sejam abertos pelos destinatários. O alerta vale para recebimentos de qualquer país. Além da China, também chegaram pacotes originários da Malásia e Hong Kong. O governo pede que cidadãos entreguem as sementes nas unidades do Mapa nos Estados ou em órgãos dos governos estaduais e não plantem nem as descartem no lixo.

O ministério afirma que ainda não é possível apontar os riscos envolvidos às sementes que chegaram ao País e começou a investigar o caso. Amostras das sementes foram enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Goiânia (GO), para análises técnicas.

A importação de vegetais sem autorização pode introduzir pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no País, além de causar prejuízos econômicos. Para evitar o risco fitossanitário, o Mapa atua no controle do e-commerce internacional com equipe dedicada a fiscalizar e impedir a entrada de material sem importação autorizada no país”, disse a pasta.

Nos Estados Unidos, aonde os pacotes também chegaram, o Departamento de Agricultura (USDA, em inglês) trabalha com a possibilidade de que as encomendas indesejadas estejam relacionadas a uma fraude conhecida como “brushing”.

O “brushing” é, essencialmente, o envio de mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas. A semente, no caso, apenas cumpre a finalidade de não deixar o pacote vazio. Isso explicaria por que as autoridades até agora não encontraram sinais de tentativas de bioterrorismo ou contaminação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Eleições nos Estados Unidos: histórias falsas sobre a saúde de Joe Biden se espalham após debate
Recuperado, Neymar vai jogar nesta sexta pelo PSG e poderá se apresentar a Tite
https://www.osul.com.br/a-china-alerta-sobre-indicios-de-fraude-em-pacotes-com-sementes-enviados-ao-brasil/ A China alerta sobre indícios de fraude em pacotes com sementes enviados ao Brasil 2020-10-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar