Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A companhia aérea British Airways pediu desculpas após admitir o roubo dos dados de seus clientes

Compartilhe esta notícia:

380 mil clientes foram roubados por hackers no maior ataque cibernético sofrido pela companhia. (Foto: Reprodução)

A companhia aérea BA (British Airways) foi obrigada a pedir desculpas após os dados dos cartões de crédito de centenas de milhares de clientes terem sido roubados durante um período de duas semanas. Este foi considerado o pior ataque cibernético que a empresa já sofreu em seu site e aplicativo. O roubo de dados que foi denunciado na semana passada pela companhia teve origem na manipulação do script, segundo indicou nesta terça-feira (11) a companhia de cibersegurança RiskIQ.

A BA descobriu que os agendamentos feitos entre 21 de agosto e 5 de setembro foram infiltrados durante um ataque “muito sofisticado, danoso e criminoso”, disse o presidente e diretor-executivo da empresa, Alex Cruz. A companhia aérea contatou imediatamente os clientes quando a dimensão da invasão se tornou clara.

Cerca de 380 mil pagamentos com cartão foram afetados, informou a empresa, e os hackers obtiveram nomes, endereços residenciais e de e-mail, números de cartões de crédito e códigos de segurança – informações suficientes para roubar valores das contas e aplicar golpes. O ataque ocorreu 15 meses depois de a empresa sofrer uma grande pane de sistema no aeroporto Heathrow, de Londres, que impediu as viagens de 75 mil clientes durante um feriado prolongado.

Cruz disse que a companhia aérea “lamenta profundamente” os transtornos causados pelo crime sofisticado e inédito nos mais de 20 anos de operações virtuais da BA. Ele disse que os ataques não violaram a criptografia da empresa, mas não explicou exatamente como estes obtiveram as informações dos clientes.

Investigação

A Agência Nacional contra o Crime do Reino Unido e o Centro Nacional de Segurança Cibernética investigam o roubo de dados sofrido pela companhia aérea britânica British Airways, informou o Governo britânico. Um porta-voz do Executivo da primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou que ambos organismos estão “trabalhando para entender o que aconteceu”.

A BA denunciou na quinta-feira (6) o roubo de dados pessoais e financeiros de seus clientes através de 380 mil operações com cartões de crédito realizadas em seu site e aplicativo. O ‘roubo’ aconteceu entre 21h58min GMT de 21 de agosto até 20h45min GMT de 5 de setembro e a companhia aérea, pertencente ao grupo IAG, recomendou aos afetados ligar para suas entidades bancárias.

“Tivemos acesso aos relatórios e estamos trabalhando para compreender melhor o incidente e como afetou os clientes”, afirmou a fonte governamental. Por sua vez, o presidente da companhia, Alex Cruz, pediu desculpas pelo que qualificou de uma “sofisticada violação” de seus sistemas de segurança e prometeu compensação aos afetados.

Em entrevista à emissora “BBC”, Cruz indicou que os ‘hackers’ perpetraram um “malicioso ataque criminoso” em seu site. De acordo com a nova regulação europeu em matéria de proteção de dados (GDPR, por sua sigla em inglês), a multa máxima pelo vazamento de dados passa de 17 milhões de libras (19 milhões de euros) ou 4% do faturamento total da empresa, o que conta é a maior das duas quantidades.

Em 2017, a BA recebeu ingressos de 12,2 bilhões de libras (13,6 bilhões de euros), por isso que a companhia aérea poderia enfrentar uma multa de até 500 milhões de libras (559 milhões de euros) se o Escritório do Comissário de Informação britânica decidir tomar medidas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Presos 22 traficantes de uma quadrilha comandada por um detento da Penitenciária Estadual do Jacuí
Bolsonaro segue líder das intenções de voto, mas sua rejeição aumenta
https://www.osul.com.br/a-companhia-aerea-british-airways-pediu-desculpas-apos-admitir-roubo-de-dados-de-clientes/ A companhia aérea British Airways pediu desculpas após admitir o roubo dos dados de seus clientes 2018-09-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar