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Brasil A confiança do consumidor brasileiro atingiu o maior nível desde janeiro de 2015

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Índice ficou em 79,3 pontos em agosto. (Foto: Reprodução)

O índice que mede a confiança do consumidor brasileiro subiu pelo quarto mês seguido, alcançando o maior patamar desde janeiro de 2015. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) subiu 2,6 pontos, ao passar de 76,7 pontos em julho para 79,3 pontos em agosto

“Aproximadamente 90% da alta da confiança dos consumidores nos últimos quatro meses anteriores foi determinada pela melhora das expectativas. Em agosto, no entanto, a maior contribuição veio do aumento da satisfação com a situação presente, um sinal favorável, considerando que houve uma melhora na percepção dos consumidores tanto em relação ao mercado de trabalho quanto à situação financeira das famílias. O resultado dá maior consistência à tendência de recuperação do ICC”, afirma Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor.

O grau de satisfação dos consumidores com a situação presente aumentou pelo segundo mês consecutivo. Após atingir o mínimo histórico em junho, o Índice da Situação Atual subiu 3,8 pontos, atingindo 69,5 pontos em agosto, o maior desde setembro passado (69,8 pontos). Já as expectativas melhoraram pelo quarto mês consecutivo: o Índice de Expectativas avançou 1,6 ponto, atingindo 86,9 pontos, o maior desde dezembro de 2014 (87,2 pontos).

As avaliações dos consumidores brasileiros em relação ao presente melhoraram em relação à a situação econômica geral e quanto à situação financeira das famílias. O indicador que mede a satisfação com a situação econômica local foi o quesito que mais influenciou o ICC pelo terceiro mês consecutivo, em agosto, ao subir 3,6 pontos atingiu 76,6 pontos, o maior nível desde maio de 2015 (77,6 pontos).

Com relação às expectativas futuras, o indicador que mede o grau de otimismo em relação à Situação Econômica Local Futura aumentou 1,7 ponto ao passar de 109,9 para 111,6 pontos, o maior desde setembro de 2012 (111,9 pontos) após cinco meses de consecutivos em alta.

Houve aumento da confiança em todas as quatro classes de renda pesquisadas. A melhora mais expressiva ocorreu entre os consumidores com renda familiar entre 2.100 reais e 4.800 reais, em que o ICC aumentou 5,2 pontos em agosto e 14,3 pontos no acumulado do trimestre. Para os consumidores de menor poder aquisitivo (renda familiar inferior a 2.100 reais), a confiança aumentou 3,0 pontos em agosto e acumulou 50% menos do que a faixa citada anteriormente, 7,1 pontos no acumulado do trimestre.

O ICC é medido pela FGV. Nesta edição, foram coletadas informações de 2.047 domicílios entre os dias 1° e 20 de agosto.

tags: economia

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