Sábado, 04 de abril de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte A depressão e a síndrome do pânico são comuns no futebol, mas só cinco clubes do Campeonato Brasileiro têm psicólogos atuando

Compartilhe esta notícia:

Nilmar foi diagnosticado com depressão. (Foto: Divulgação)

Depressão entre jogadores de futebol. O assunto veio à tona com o pedido de afastamento do jogador Nilmar, do Santos. Diagnosticado com a doença, não por acaso, mas porque teve acesso a um profissional de psicologia. O caso revela uma exceção no futebol brasileiro. Entre os 20 clubes da série A do Brasileiro, apenas cinco têm psicólogos dedicados exclusivamente ao time profissional.

Atlético-PR, Flamengo, Santos, São Paulo e Sport são as equipes que mantêm trabalho contínuo e diário com psicólogos. Os profissionais participam da rotina e de praticamente todas as conversas do grupo. Fazem relatórios, têm conversas individuais e recebem encaminhamentos feitos pelas comissões técnicas. Os jogadores não são obrigados a conversar com os profissionais, mas têm à sua disposição um ambiente propício ao tratamento, sempre que precisam.

O Atlético Goianiense começou um trabalho, há dois meses, com uma psicóloga. A ideia é que ela seja exclusiva do profissional, mas a atuação ainda está em fase de implantação. O diagnóstico de Nilmar veio da psicóloga do Santos, Juliane Fechio. Ela começou a trabalhar com o profissional do time quando Muricy chegou à Vila Belmiro, em 2011. Até então, trabalhava apenas com a base, e subiu a pedido do treinador.

Desta vez, Juliane não pôde dar entrevista, por questões de sigilo profissional, mas numa entrevista dada em outro momento, comentou que no início do seu trabalho os jogadores não a procuravam com frequência, tinham receio e vergonha de admitirem que estavam passando com um psicólogo. Mas após verem os resultados práticos da sua atuação, ficaram mais à vontade.

O argentino Miralles, que esteve sob seus cuidados em momentos delicados da vida profissional, ajudou bastante na aceitação com o restante do grupo. Quando via a psicóloga na beirada do gramado, ele a cumprimentava efusivamente. O gesto, na presença de todo o grupo, ajudou a “quebrar o gelo” do trabalho que ela desempenhava. Outro argentino, o meia Vecchio, além de Felipe Anderson, também ajudaram a aceitação do trabalho ao falarem abertamente sobre o assunto. Em coletivas, disseram que a psicóloga teve papel importante em suas recuperações de problemas vividos na carreira.

“Existem vários atletas com sintomas de depressão e síndrome do pânico. Mas eles mesmos são resistentes em assumir isso, pois soa como fraqueza ou eles têm medo de perder lugar no time”, disse um funcionário que lida diretamente com os jogadores de um dos clubes.

Coaching

Muitas equipes têm psicólogos para casos pontuais, são profissionais que geralmente atuam com as divisões de base e são chamados para atendimentos esporádicos. Há casos em que os treinadores exigem a contratação de um psicólogo, como Petkovic no Vitória. Mas após a saída do técnico, o profissional foi dispensado.

Em algumas equipes, há a figura do “coach”, que não é um psicólogo, mas alguém que atua na motivação dos atletas. É o caso do Cruzeiro. E também do Bahia, quando Guto Ferreira era o treinador. O coach fazia parte dos profissionais exigidos pelo treinador.

A diferença entre um psicólogo e um coach é que o segundo não precisa ter formação acadêmia na psicologia. Ele também não pode fazer diagnósticos na área, nem tratar qualquer psicopatologia ou questões comportamentais.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Grêmio apresenta meia Willian Schuster, ex-Novo Hamburgo
Sulgás conclui 85 quilômetros de obras em 2015
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x