Sábado, 08 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias A dieta mediterrânea pode reduzir o risco de depressão

Compartilhe esta notícia:

A dieta é baseada no consumo de óleos e gorduras saudáveis. (Foto: Reprodução)

Especialistas em saúde falam sobre os benefícios da dieta mediterrânea há anos. O consumo de óleos e gorduras saudáveis tem sido associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2, pressão alta e doenças cardíacas. Mas uma nova pesquisa aponta para uma boa razão menos conhecida: o combate à depressão.

A base da dieta mediterrânea e o hábito alimentar foram avaliados em 41 estudos publicados nos últimos oito anos. O resultado foi publicado na revista Molecular Psychiatry e revelou que um cardápio rico em frutas, legumes, grãos, peixe, nozes e azeite de oliva tem benefícios relacionados ao humor.

As pessoas que aderiram a uma dieta similar a esta foram 33%¨menos propensas a desenvolver depressão do que aquelas que não consumiam alimentos considerados in natura. Os pesquisadores também descobriram que uma dieta pobre em gordura saturada, açúcar e produtos processados estava ligada a uma redução de 24% no risco de desenvolver depressão.

A principal autora da pesquisa, Camille Lassalle, afirma que há evidências convincentes para mostrar que existe uma relação entre a qualidade da dieta e a saúde mental. “Agregamos os resultados de um grande número de estudos e há um padrão claro de que seguir uma dieta antiinflamatória rica em vegetais pode ajudar na prevenção da depressão”, concluiu Lassalle.

Dietas que não fazem bem a saúde

Dieta do Dr. Atkins – Deixe frutas, legumes e carboidratos de lado e coma apenas carnes, óleos, manteiga, derivados do leite e um pouquinho de aveia e vegetais. A ideia da dieta do Dr. Atkins é que a baixa presença de carboidrato diminui o estímulo da insulina, um hormônio usado para construir vários tecidos do corpo, incluindo o de gordura. No entanto, o cardápio exagera justamente em gorduras e no colesterol, o que é péssimo a longo prazo. “Ela até funciona para emagrecer, mas pode fazer mal. Não pode ser indicada para quem tem doenças crônicas como diabete, pressão alta ou colesterol alto”, diz Carla Piovesan, da PUC-RS.

Dieta Dukan – O médico francês Pierre Dukan conquistou o mundo com a dieta que ajudou a princesa Kate Meddleton e a cantora Jennifer Lopez a emagrecerem. A técnica consiste em aumentar o consumo de proteínas, reduzir a ingestão de outros nutrientes e dividir a mudança alimentar em quatro etapas (a primeira faria emagrecer seis quilos em quatro dias). Dukan faturava 100 milhões de euros por ano com a venda de livros, produtos e palestras até o Conselho Federal de Medicina da França cassar sua licença e proibi-lo de exercer a medicina no país. Motivo: fazer promoção comercial de seu regime. Detalhe: ele nunca fez nenhum estudo científico para verificar os efeitos da dieta no organismo.

Dieta da sopa – Consiste em alimentar-se apenas de sopas. Há quem alegue ter perdido quatro quilos em uma semana graças à privação de gorduras e de carboidratos e à menor ingestão de proteínas. Mas esse é, justamente, o ponto fraco do regime. “Em uma dieta dessas, você fica privado de outros nutrientes, sente fome, fica entediado com a comida e não aguenta mais do que uma semana”, diz Michele Ferro de Amorim, professora de nutrição do UniCEUB, uma das maiores universidades de Brasília.

Dieta da lua – Ela parte do pressuposto de que a lua influencia nos líquidos da maré e, na mesma lógica, do nosso corpo. Assim, toda vez que o satélite muda de fase, uma vez por semana, é preciso ficar 24 horas sem comer alimentos sólidos. No entanto, não há comprovação científica da relação entre a lua e nossos líquidos. “Essa dieta deixa a pessoa com déficit de nutrientes. Ela parte do raciocínio de que a mudança vem de fora, de uma dieta mágica, quando na verdade a perda de peso vem de dentro, da mudança da relação da pessoa com o alimento”, afirma Carla Piovesan.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Um homem foi expulso de um avião ao tentar entrar na cabine do piloto para carregar seu celular
Um dos filhos de Bolsonaro divulgou uma foto com simulação de tortura em uma rede social
https://www.osul.com.br/a-dieta-mediterranea-pode-reduzir-o-risco-de-depressao/ A dieta mediterrânea pode reduzir o risco de depressão 2018-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar