Segunda-feira, 03 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Espanha impõe máscara obrigatória a partir dos 6 anos. Parques e praias reabrem em Barcelona

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

O governo espanhol determinou nessa quarta-feira (20), em decreto, que o uso de máscaras será obrigatório a partir desta quinta-feira (21) para qualquer pessoa nas ruas ou em locais públicos, como lojas, a partir dos 6 anos de idade. A medida vale para quando não for possível manter a distância de segurança entre as pessoas.

“O uso de uma máscara será obrigatório na via pública, em espaços ao ar livre e em qualquer espaço fechado de uso público, desde que não seja possível manter uma distância de segurança interpessoal de pelo menos dois metros”, afirma o texto no Diário Oficial do Estado espanhol.

A medida prevê isenção do uso para aqueles com dificuldades respiratórias ou que possam justificar situações de força maior. O texto não especifica quais serão as sanções aplicáveis em caso de desobediência do decreto. O uso da máscara no transporte público já era obrigatório desde 4 de maio.

A decisão de generalizar seu uso foi tomada de comum acordo entre o governo e as regiões da Espanha, conforme havia explicado o ministro da Saúde, Salvador Illa, na última terça-feira (19).

Um dos países mais atingidos pela pandemia, com mais de 27 mil mortes, a Espanha está avançando gradualmente em direção ao desconfinamento. No entanto, Madri e Barcelona continuam excluídas do processo, assim como uma parte da região de Castilha e León, ao norte da capital.

A transmissão do novo coronavírus diminuiu acentuadamente, de acordo com as autoridades, que impuseram em meados de março um dos mais rígidos confinamentos do mundo. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número diário de mortes pela covid-19 registrado na última terça foi de 59 óbitos.

Barcelona

Apesar de passar por um desconfinamento mais lento, Barcelona teve nessa quarta um pequeno relaxamento das restrições e reabriu praias e parques para passeios. A cidade foi uma das mais afetadas pelo coronavírus na Espanha.

As praias de Barcelona já estavam disponíveis para praticar exercício individualmente pela manhã, mas a partir de agora estão abertas das 6h às 20h para caminhadas na areia.

Além disso,  foram reabertos os parques que estavam fechados, como o Parque Güell, projetado pelo arquiteto Antoni Gaudí.

“Vamos aproveitar a praia de maneira responsável. Vamos lembrar que ainda não é permitido nadar, pegar sol na areia ou praticar esportes em grupo”, escreveu a polícia da cidade no Twitter.

No entanto, conforme observou a agência de notícias AFP, muitas pessoas ignoraram as orientações; casais foram vistos deitados ao sol ou tomando café na areia, enquanto os poucos policiais que patrulhavam a área não intervieram.

De tempos em tempos, uma mensagem soava através dos alto-falantes instalados na praia, lembrando que “não é permitido nadar ou ficar na areia tomando banho de sol”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Venezuela impôs um novo toque de recolher em algumas cidades pequenas, em suas fronteiras com a Colômbia e o Brasil
Donald Trump disse que a incompetência da China causou um “massacre mundial”
https://www.osul.com.br/a-espanha-impoe-mascara-obrigatoria-a-partir-dos-6-anos-parques-e-praias-reabrem-em-barcelona-2/ A Espanha impõe máscara obrigatória a partir dos 6 anos. Parques e praias reabrem em Barcelona 2020-05-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar