Segunda-feira, 03 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de maio de 2020
O governo espanhol determinou nessa quarta-feira (20), em decreto, que o uso de máscaras será obrigatório a partir desta quinta-feira (21) para qualquer pessoa nas ruas ou em locais públicos, como lojas, a partir dos 6 anos de idade. A medida vale para quando não for possível manter a distância de segurança entre as pessoas.
“O uso de uma máscara será obrigatório na via pública, em espaços ao ar livre e em qualquer espaço fechado de uso público, desde que não seja possível manter uma distância de segurança interpessoal de pelo menos dois metros”, afirma o texto no Diário Oficial do Estado espanhol.
A medida prevê isenção do uso para aqueles com dificuldades respiratórias ou que possam justificar situações de força maior. O texto não especifica quais serão as sanções aplicáveis em caso de desobediência do decreto. O uso da máscara no transporte público já era obrigatório desde 4 de maio.
A decisão de generalizar seu uso foi tomada de comum acordo entre o governo e as regiões da Espanha, conforme havia explicado o ministro da Saúde, Salvador Illa, na última terça-feira (19).
Um dos países mais atingidos pela pandemia, com mais de 27 mil mortes, a Espanha está avançando gradualmente em direção ao desconfinamento. No entanto, Madri e Barcelona continuam excluídas do processo, assim como uma parte da região de Castilha e León, ao norte da capital.
A transmissão do novo coronavírus diminuiu acentuadamente, de acordo com as autoridades, que impuseram em meados de março um dos mais rígidos confinamentos do mundo. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número diário de mortes pela covid-19 registrado na última terça foi de 59 óbitos.
Barcelona
Apesar de passar por um desconfinamento mais lento, Barcelona teve nessa quarta um pequeno relaxamento das restrições e reabriu praias e parques para passeios. A cidade foi uma das mais afetadas pelo coronavírus na Espanha.
As praias de Barcelona já estavam disponíveis para praticar exercício individualmente pela manhã, mas a partir de agora estão abertas das 6h às 20h para caminhadas na areia.
Além disso, foram reabertos os parques que estavam fechados, como o Parque Güell, projetado pelo arquiteto Antoni Gaudí.
“Vamos aproveitar a praia de maneira responsável. Vamos lembrar que ainda não é permitido nadar, pegar sol na areia ou praticar esportes em grupo”, escreveu a polícia da cidade no Twitter.
No entanto, conforme observou a agência de notícias AFP, muitas pessoas ignoraram as orientações; casais foram vistos deitados ao sol ou tomando café na areia, enquanto os poucos policiais que patrulhavam a área não intervieram.
De tempos em tempos, uma mensagem soava através dos alto-falantes instalados na praia, lembrando que “não é permitido nadar ou ficar na areia tomando banho de sol”.