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Saúde A indústria da beleza finalmente descobre a menopausa

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Em 2025, esse mercado será composto por mais de um bilhão de mulheres. (Foto: Reprodução)

O primeiro passo foi dado há alguns anos, quando a revista “Allure”, referência no segmento de glamour, fez um editorial no qual se comprometia a deixar de usar o termo “antienvelhecimento”, pela carga negativa que carrega – como se os sinais da velhice fossem um sinônimo de mal a ser combatido.

Aos poucos, a indústria da beleza passou a utilizar uma abordagem focada na saúde da pele madura. Agora, outro avanço: a menopausa entrou no radar desse mercado bilionário. De acordo com reportagem da revista do “The Wall Street Journal”, mais de um bilhão de mulheres estarão na pré ou pós-menopausa por volta de 2025, o que pode ser traduzido por algo perto de 600 bilhões de dólares em medicamentos, produtos e consultas médicas.

“Trata-se de uma fase à qual não se dá a devida atenção. Há profundas transformações na pele e nos cabelos nos anos anteriores e posteriores à menopausa”, declarou a dermatologista Elizabeth Tanzi à publicação.

No mercado norte-americano, o nicho já é disputado por empresas como Pause, Care and Womaness ou LaMaria, todas criadas por mulheres e com produtos que vão de cremes a vibradores. Manuela Maria Vazquez, médica ginecologista e fundadora da LaMaria, diz que a queda da produção do hormônio estrogênio tem consequências severas para a pele, como ressecamento e dificuldade de cicatrização. A sensibilidade também é maior em relação à exposição ao sol.

O mantra de rejuvenescer a qualquer custo, com cirurgias plásticas radicais, vem sendo substituído por “estar bem”, através da utilização de procedimentos menos invasivos. Ou seja, a obsessão em eliminar todas as rugas e ficar com uma aparência plastificada já não impera.

Atrizes maduras têm sido requisitadas pelo mundo da publicidade. Viola Davis e Helen Mirren são embaixadoras da L’Oréal e, em 2018, Isabella Rossellini, atualmente com 68 anos, foi recontratada pela Lancôme. No entanto, na década de 1990, depois de 15 anos como o rosto de um perfume da marca, a atriz foi dispensada por ser considerada velha demais (na época, tinha 42).

Sinal dos tempos, principalmente porque o poder de compra desse grupo pesa. Como reconheceu Maude Brunschwig, vice-presidente de marketing da L’Oréal, “é o maior contingente da população com dinheiro para gastar”.

Destaques

Em relatório publicado recentemente, a consultoria Mintel declarou ter identificado quatro grandes tendências de consumo capazes de transformar a indústria de beleza mundial em 2021.

1) Beautiful Mind: Apesar das incertezas do atual período que vivemos, as marcas têm a oportunidade de construir a normalidade graças a rotinas com produtos que protegem, agregam valor e ajudam a restabelecer relações de confiança.

2) Beauty Re(Valued): Ao reexaminarem atentamente as despesas, os consumidores tendem a priorizar a funcionalidade dos produtos, cujo valor será avaliado em termos de qualidade, comodidade e resultado, e não em termos monetários.

3) Channel Changers: Mediante sólidas estratégias de comércio eletrônico, as marcas poderão adotar um modelo omni-channel eficaz, que amplie as fronteiras das operações comerciais e ofereça experiências digitais inéditas e multissensoriais.

4) Beauty Eco-lution: Com a progressiva flexibilização do isolamento social como medida de combate à covid-19, os consumidores vão reavaliar suas prioridades, dando maior espaço a considerações ecológicas e éticas.

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https://www.osul.com.br/a-industria-da-beleza-finalmente-descobre-a-menopausa/ A indústria da beleza finalmente descobre a menopausa 2021-03-07
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