Segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
20°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde A inteligência feminina assusta os homens

Compartilhe esta notícia:

Em estudo, homens estavam dispostos a sair com uma mulher mais inteligente apenas quando ainda não haviam encontrado com ela. (Crédito: Reprodução)

No geral, a maioria das pessoas gosta da ideia de ter um namorado ou namorada de “encher os olhos”. Não é melhor encontrar alguém mais atraente, mais bem-sucedido e mais inteligente do que você (que já é uma pessoa maravilhosa)? Depende. Para os homens, a ideia de estar com alguém mais inteligente do que eles pode ser um banho de água fria.

Uma nova pesquisa revela que a capacidade analítica é estereotipadamente vista como uma qualidade masculina, e ser competente e competitivo são qualidades particularmente importantes para os homens, portanto, a inteligência feminina pode ser considerada uma ameaça para heterossexuais em busca de uma potencial parceira.

Um estudo de 2006 revelou que homens em ambientes de speed dating – encontros rápidos para solteiros comuns nos Estados Unidos em que várias pessoas sentam em uma mesa, frente a frente, e têm alguns minutos para conversar – consideravam a inteligência como um fator de atração, exceto se a parceira demonstrasse ser mais inteligente do que eles.

É difícil definir o grau de generalização dessas conclusões, mas elas fazem pensar: mesmo se um homem disser que gostaria de sair com uma mulher inteligente, ele de fato se sentiria atraído se ela estivesse na frente dele?

Pesquisadores da Universidade de Buffalo, no Estado de Nova York, da Universidade Luterana da Califórnia e da Universidade do Texas, todas nos Estados Unidos, exploraram essa questão em um novo estudo. Durante as pesquisas preliminares, 86% dos homens disseram que se sentiriam confortáveis em sair com alguém mais inteligente do que eles. Em uma série de seis experimentos, os pesquisadores colocaram essas afirmações à prova.

O teste.

O trabalho foi realizado com 105 homens participantes, que foram submetidos a testes de conhecimento de Matemática e Inglês com um grupo de mulheres. Inicialmente, eles classificaram como mais atraentes aquelas pretendentes que os superaram nos resultados dos exames.

Apesar disso, quando os casais se conheceram, a linguagem corporal e a falta de interesse indicaram que a atração não era, de fato, tão grande quanto parecia.

No geral, os homens estavam dispostos a sair com uma mulher mais inteligente do que eles quando ainda não haviam encontrado com ela, mas não se mostraram tão animados com uma mulher inteligente de verdade, ao vivo, encarando-os frente a frente. Durante o contato, os homens se distanciaram das acompanhantes e demonstraram ter menos vontade de trocar telefones ou marcar um encontro.

Sensação de ameaça.

Para os cientistas, esses são indícios claros de que a presença física de uma mulher que seja mais inteligente diminui a atração do sexo oposto, e o que está por trás disso é uma sensação de ameaça à masculinidade.

A pesquisa contradiz trabalhos anteriores que mostraram que os homens buscam parceiras inteligentes por isso ser um indício de que elas serão boas mães. Ainda assim, mais estudos são necessários antes que sejam comprovadas quaisquer implicações práticas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Revelado que a chave da felicidade conjugal é manter relações íntimas uma vez por semana
Mau uso de antibiótico é um perigo para a sua saúde
Deixe seu comentário
Pode te interessar