Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de novembro de 2016
Para os apreciadores da astronomia, segunda-feira (14) será um dia especial. A maior lua desde 1948 tomará conta do céu. A superlua atingirá seu perigeu, o ponto de órbita mais próximo ao centro do nosso planeta, e estará cheia às 11h52min de segunda-feira. Ao anoitecer, ela será vista do mundo todo. Pensando nisso, o fotógrafo Bill Ingalls, que já rodou o mundo registrando eventos para a Nasa (agência espacial americana), dá dicas para fotógrafos amadores aproveitarem o momento.
A primeira dica é conseguir referências. Fotografar só a superlua não fornece informações visuais suficientes para diferenciá-la de uma Lua cheia qualquer, apenas com o zoom mais potente. A ideia é buscar marcos em Terra, que deem a sensação de lugar.
Para isso, o fotógrafo sempre se posiciona em ângulos que o permitam capturar monumentos. E isso requer planejamento. Ele usa aplicativos como o Google Maps para encontrar o ângulo perfeito, para a hora exata.
Fotografar este fenômeno, no entanto, pode ser uma tarefa complicada – ainda mais quando não se tem à disposição um equipamento fotográfico adequado. Por emitir bastante luz e ser fotografada normalmente quando já está totalmente escuro, a lua acaba se tornando uma mancha branca no meio do céu. Veja dicas para melhorar os seus registros da Superlua com o celular.
Luz
O mais importante é fazer a medição correta da luz. A lua é um corpo celeste muito brilhante, e como na maioria das vezes ela é fotografada durante a noite, é comum que o celular faça uma medição geral do quadro (onde 90% do espaço está escuro) e a lua vire um borrão de luz branca.
Para resolver isso é preciso colocar a medição do celular exatamente em cima da lua. Se for um iPhone, basta colocar o quadradinho sobre o satélite. No Android, é um círculo. Se o seu celular oferecer a opção de posicionar o foco em um ponto infinito, habilite-a.
Horário
Para que a foto não seja apenas um fundo preto com uma bolinha branca o ideal é fotografá-la antes que o céu esteja totalmente escuro. Um bom horário é o momento do crepúsculo, por volta das 19h, quando o céu ainda está relativamente claro e a lua já está alta e grande o suficiente para uma boa foto.
Enquadramento
As fotos ficam mais interessantes quando vão além da lua sozinha com o céu de fundo. Tente incluir pessoas, árvores, pássaros ou outros elementos na composição da foto. Se você tiver acesso a algum local alto, como o topo de um prédio, fotografe de lá para ter a cidade na composição com a lua.
Configuração
Utilize a maior resolução disponível no aparelho. Se puder escolher também a qualidade da imagem, deixe sempre a opção com menor compressão. Apesar de os arquivos ocuparem mais espaço na memória, vale a troca por imagens com mais detalhes e menos ruídos causados pela compressão.
Luminosidade
Reduza a luminosidade para ressaltar os traços da Lua e suas cores. Tanto em iPhone quanto em Androids, é só deslizar a bolinha que aparece do lado do quadradinho ou da bolinha que determina o objeto a ser focado.