Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de dezembro de 2018
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A definição do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior para assumir a Secretaria da Segurança Pública resultou na mais acertada. Não precisa ser apresentado a ninguém. Experiências ocorridas com profissionais competentes, mas sem vivência com a Brigada Militar e a Polícia Civil, não obtiveram êxito. Cezar Schirmer é uma exceção pela experiência de muitos anos em vários setores da gestão do Estado, somando capacidade de planejar, aglutinar e executar.
Reta final
O presidente estadual do MDB, Alceu Moreira, reuniu-se ontem com governador eleito Eduardo Leite na sede do PSDB. Era o que faltava para o anúncio de todo o secretariado, marcado para hoje.
Bombeiro do ano
O ministro Dias Toffoli, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), nunca subiu numa escada Magirus, nem vestiu uma roupa de amianto ou fez curso para salvar pessoas intoxicadas por fumaça. Porém, merece o Troféu Bombeiro do Ano. Evitou um incêndio de grandes proporções políticas que seria provocado com a decisão do ministro Marco Aurélio Mello de liberar o ex-presidente Lula.
Posição coerente
No programa Pampa Debates, ontem, o subprocurador geral Institucional, Marcelo Dornelles declarou que o Ministério Público chegou a uma decisão: não daria andamento a pedidos de liberação de presos por sentença de segundo grau. Portanto, a liminar do ministro Marco Aurélio Mello não seria cumprida.
Sem esconder
Só um político cavernoso como Renan Calheiros poderia defender o voto secreto na eleição para a presidência do Senado. Levou uma chave de braço de Lasier Martins que pediu e obteve mandado de segurança, concedido pelo ministro Marco Aurélio Mello. O voto será aberto. A fórmula anterior ajudava a ocultar a troca de apoios por cargos.
De novo
Em pronunciamento no plenário, ontem, Ana Amélia se despediu do Senado, dizendo que já se encontra em campanha para 2022. Disputará a vaga de Lasier Martins, que concorrerá à reeleição. Declarou ainda que “nos oito anos de mandato aprendi mais do que em toda a minha carreira como jornalista de quatro décadas e mais sobre a natureza humana em cinco campanhas eleitorais do que em toda a minha vida”.
Livram-se do risco
Os governos de Cuba e Venezuela ficaram satisfeitos com a manifestação do Ministério das Relações Exteriores, que não quer vê-los na posse de Jair Bolsonaro. Os serviços de inteligência dos dois países detectaram que seus representantes seriam recebidos com vaias por amplos setores da esquerda no aeroporto de Brasília.
O que importa: dinheiro no bolso
Bolsonaro não faz restrições. Sua equipe começa a preparar viagem à China, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. Até novembro deste ano, são 58 bilhões de dólares em exportações para os comunistas.
O grande cenário
O professor, jornalista e escritor Antonio Hohlfeldt continuará na presidência da Fundação Theatro São Pedro, que assumiu a 27 de março deste ano, substituindo Eva Sopher. A futura secretária estadual da Cultura fez o anúncio ontem. Beatriz Araújo acompanha há muitos anos a atividade de Hohlfeldt e elogiou os resultados na condução do Theatro que, em junho, completará 161 anos.
Quando o governo não atrapalha
A Lei Complementar 128, que criou a figura jurídica do Microempreendedor Individual, completa dez anos. No período, mais de 7 milhões e 500 mil de trabalhadores se formalizaram em todo o País. Proporcionou um dos maiores fenômenos de inclusão produtiva e formalização empresarial do mundo.
Para se diferenciar
O grande desafio do futuro governo estadual é demonstrar que Não Tem Solução é apenas o título do samba-canção composto por Carlos Guinle e Dorival Caymmi.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.