Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 15 de maio de 2015
Um novo tipo de lipoaspiração vem fazendo sucesso nos consultórios de cirurgia plástica. Rápida e de fácil recuperação, a redução das bochechas, cujo nome técnico é bichectomia, consiste na retirada de uma porção de gordura chamada “bola de Bichat”, que fica no canto externo da boca.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, apenas este ano, já foram realizadas 120 cirurgias desse tipo no País. O procedimento, que custa entre 5 mil reais e 9 mil reais, demora, em média, 40 minutos, e é realizado com anestesia local e sedação opcional.
“A cirurgia é feita a partir de um pequeno corte, de dois a três centímetros, na altura do canino, por dentro da boca. Identificada a bola de gordura, retiramos o excedente. Os pontos são dados dentro da boca e saem naturalmente”, explica o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti.
A bichectomia é procurada por mulheres que têm a face mais arredondada, diminuindo o volume entre a maçã do rosto e a mandíbula. O rosto fica mais definido e fino. “Procurei o cirurgião porque queria fazer uma plástica nos olhos. O tamanho da minha bochecha sempre me incomodou, mas eu não sabia que essa cirurgia era possível. Depois que fiz, as pessoas perguntavam quantos quilos eu tinha emagrecido. Adorei!”, contou a empresária Fernanda Sader, 54 anos.
Dez dias.
Segundo os médicos, após o procedimento, a região fica levemente inchada e um pouco dolorida. A recuperação ocorre em cerca de dez dias.
O cirurgião plástico Fernando de Almeida Prado alerta que é preciso procurar um profissional que tenha experiência na área, para não lesionar o ducto parotídeo, canal que transporta saliva, nem algum nervo, o que pode levar à paralisia facial. (AG)