Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência A Nasa planeja lançar ao espaço um balão do tamanho de um campo de futebol

Compartilhe esta notícia:

Dentro do balão terá um telescópio para entender melhor a formação das estrelas.(Foto: Reprodução)

A equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (a agência espacial norte-americana) trabalha em um projeto ambicioso: transportar um telescópio de 2,5 metros de altura para a estratosfera dentro um balão do tamanho de um campo de futebol. Inflado com hélio, o balão terá 150 metros de largura e será capaz de atingir uma altitude de 40 quilômetros.

O Telescópio Estratosférico Astrofísico para Observações de Alta Resolução Espectral em comprimentos de onda submilimétricas (ASTHROS, na sigla em inglês) terá quatro missões. Irá mapear a presença de dois tipos específicos de íons de nitrogênio, “que podem revelar locais onde ventos de estrelas massivas e explosões de supernovas remodelaram a forma de nuvens de gás nessas regiões”, explica a agência espacial norte-americana em comunicado.

Em seguida, os primeiros mapas 3D detalhados serão criados com informações sobre densidade, velocidade e movimento dos gases nessas regiões. “O mapeamento de nitrogênio que faremos com o ASTHROS nunca foi feito antes e será emocionante ver como essas informações ajudam a criar modelos mais precisos”, comenta Jorge Pineda, principal pesquisador da missão para Observações de Alta Resolução Espectral em comprimentos de onda submilimétricas.

O terceiro objetivo é observar a galáxia Messier 83 para reunir mais informações sobre o sistema de resposta estelar. “Acho que entendemos que o sistema de resposta estelar é o principal regulador da formação de estrelas ao longo da história do universo”, afirma Pineda.

Por fim, a estrela anã laranja TW Hydrae também receberá atenção do telescópio, que medirá a massa do grande disco de poeira e gás que cerca o corpo celeste. Essa observação pode ajudar os astrônomos a entender como diferentes tipos de planetas se formam nos jovens sistemas solares.

O lançamento do ASTHROS está programado para 2023 na Antártica e o balão deve realizar duas ou três voltas ao redor do Polo Sul durante três a quatro semanas. Quando a missão estiver concluída, será enviado um comando para separar o balão da gôndola, que retornará à Terra em um paraquedas para eventual reutilização.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Cientistas revivem micróbios de mais de 100 milhões de anos enterrados no fundo do mar
Mais quatro centros vão iniciar testes com vacina chinesa no Brasil
https://www.osul.com.br/a-nasa-planeja-lancar-ao-espaco-um-balao-do-tamanho-de-um-campo-de-futebol/ A Nasa planeja lançar ao espaço um balão do tamanho de um campo de futebol 2020-07-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar