Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A ocupação de UTIs em Porto Alegre já passa de 83%

Compartilhe esta notícia:

Taxa tem sido usada por autoridades para apontar que disseminação do novo coronavírus está sob controle. (Foto: Divulgação/HCPA)

O índice de ocupação de leitos em Porto Alegre passou de 83% neste sábado (20), segundo o painel de UTIs (unidades de terapia intensivas) divulgado pela prefeitura da Capital. Ainda segundo os dados, hospitais de referência, como o Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, tiveram registrados índices similares ou ainda maiores, de 90.67% e de 83,05%, respectivamente.

No fim da tarde deste sábado, dos 622 leitos de UTI em Porto Alegre, 519 (83,4%) estavam ocupados e 90 (17,3%) eram por pacientes com diagnóstico confirmado da Covid-19. Outros 29 pacientes estavam internados em UTI com suspeita de ter o coronavírus.

No Rio Grande do Sul, a taxa de ocupação de leitos de UTI em geral era de 70,5% neste sábado. Ao todo, eram registrados 1.436 pacientes internados em 2.038 leitos de UTI no Estado.

A Secretaria Municipal da Saúde registrou neste sábado 74 novos casos de pacientes de Porto Alegre com coronavírus. No total, o número de casos confirmados é de 2.638. Outros 5.308 estão em análise e 8.805 tiveram resultado negativo.

A prefeitura também confirmou mais um óbito de paciente de Porto Alegre. A morte, ocorrida na sexta-feira, foi de um homem de 59 anos. Ele estava internado no Santa Ana por sequela de AVC. Com isso, a capital gaúcha acumula 66 mortes por Covid-19.

Os pacientes recuperados somam 1.154. São consideradas curadas ou recuperadas, as pessoas assintomáticas há pelo menos 14 dias do início do quadro.

Ônibus fiscalizados

Desde o início da pandemia do coronavírus em Porto Alegre, os agentes de fiscalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) desempenham uma série de ações para garantir a segurança dos usuários dos coletivos. De 18 de março até 18 de junho, as equipes já realizaram um total de 13.035 fiscalizações em ônibus intermunicipais, municipais, terminais e garagens das empresas, para verificar a higienização e o cumprimento das medidas de prevenção e combate à Covid-19. Já no transporte individual (lotações e táxis), durante o mesmo período, foram fiscalizados 6.208 veículos, e destes, 38 foram autuados.

Nesses três primeiros meses, 6.860 veículos passaram por fiscalizações no sistema de transporte por ônibus municipais. Nesse mesmo período, houve 768 autuações por descumprimento de tabela horária. Em relação às medidas de prevenção, 92 veículos foram autuados por falta de uso de máscaras de proteção por ocupantes e 95, por excesso de passageiros.

Segundo o decreto 20.549 da Prefeitura de Porto Alegre, a máscara é obrigatória tanto para os usuários quanto para a tripulação, e a capacidade permitida para cada ônibus é de todos os assentos ocupados e dez pessoas em pé, para carros comuns, e 15 para os articulados.

O trabalho dos agentes durante a pandemia da Covid-19 visa, além de assegurar a proteção dos passageiros, prevenir a disseminação do vírus para aqueles que precisam sair de casa. “Estamos atentos, e nosso trabalho é diário para manter o transporte coletivo como um ambiente seguro para as pessoas. Se pensarmos que foram realizadas mais de 227 mil viagens, podemos afirmar que o descumprimento ocorre em situações pontuais”, enfatiza o diretor de Operações, Paulo Ramires. As informações são da prefeitura de Porto Alegre.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Fabrício Queiroz teme ser assassinado desde o começo da investigação sobre rachadinha
Polícia fecha falso cartório que vendia certidões, diplomas e até atestados de gravidez em Curitiba
https://www.osul.com.br/a-ocupacao-de-utis-em-porto-alegre-ja-passa-de-82/ A ocupação de UTIs em Porto Alegre já passa de 83% 2020-06-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar