Quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de fevereiro de 2020
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, confirmou nesta segunda-feira (3), que o governo brasileiro vai trazer de volta de Wuhan, na China, epicentro da epidemia do coronavírus, os brasileiros que queiram voltar ao País. Em entrevista à Rádio Gaúcha, ele disse: “São cerca de 30 a 40 pessoas e devemos iniciar a operação amanhã [terça,4]”.
A Força Aérea Brasileira já está elaborando o plano de voo da aeronave que trará os brasileiros de Wuhan, com escala em Israel, pois não há voo direto em decorrência da distância entre Brasil e China. Segundo Lorenzoni, o governo de Israel já autorizou o pouso do avião com os brasileiros naquele país, até mesmo porque eles possuem áreas de isolamento.
Onyx disse que a operação de retirada dessas pessoas está sendo analisada sob vários aspectos, não apenas o da logística, inclusive com a escolha de um local no Brasil para que eles fiquem em isolamento, a fim de não colocar a população do país em risco. Esse local ainda não está definido, dentre as regiões que estão sendo estudadas estão Florianópolis, Anápolis e localidades no Nordeste.
O Brasil não dispõe de uma lei de quarentena, logo, o ministro disse que o governo vai enviar ao Congresso Nacional uma MP – Medida Provisória – estabelecendo as regras para os procedimentos de isolamento e medidas a serem adotadas quando surgirem tais epidemias.
Emergência
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta segunda que o Brasil, mesmo sem casos confirmados de infectados com coronavírus, vai reconhecer estado de emergência em saúde pública. Segundo o ministro, a medida tem “fins administrativos” como, por exemplo, viabilizar a repatriação de brasileiros que estão em Wuhan, cidade chinesa onde o surto de coronavírus teve origem.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 14 casos suspeitos e nenhum confirmado. Metade dos pacientes está em São Paulo. Há suspeitas também em Santa Catarina (2), Rio Grande do Sul (4) e Rio de Janeiro (1).
Mandetta falou com a imprensa após participar de uma reunião com outros ministros, no Palácio do Planalto, para discutir a volta dos brasileiros que estão na cidade chinesa. O governo decidiu no último fim de semana organizar uma operação para a repatriação.
O ministro explicou que vai assinar um ato para elevar para o nível 3 a classificação de risco em relação ao coronavírus. A mudança de patamar faz parte de um protocolo de uma escala que vai de 1 a 3. Em geral, o nível 3 só é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional, porém o governo brasileiro abrirá uma exceção.