Domingo, 26 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A Organização Mundial da Saúde diz que os resultados preliminares de vacina contra o coronavírus são encorajadores

Compartilhe esta notícia:

O líder da OMS exortou os brasileiros a seguirem as diretrizes públicas de distanciamento social. (Foto: Reprodução/Twitter)

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta sexta-feira (13) que os resultados preliminares dos ensaios clínicos da vacina Covid-19, lançados esta semana, são encorajadores. Mas ele ressaltou que será preciso compartilhar os benefícios para todos

O diretor-geral pediu que qualquer “avanço científico” alcançado na corrida pela vacina contra a Covid-19 beneficie todos os países rapidamente. “Nunca na história a pesquisa das vacinas avançou tão rápido”, celebrou Tedros Adhamon Ghebreyesus no fechamento da assembleia anual da OMS.

Devemos demonstrar a mesma rapidez e o mesmo espírito de inovação para fazer com que todos os países se beneficiem deste avanço científico”, acrescentou.

Ferramenta essencial

Não há dúvidas de que uma vacina será uma ferramenta essencial para controlar a pandemia e estamos animados com os resultados preliminares dos ensaios clínicos publicados nesta semana” pela Pfizer e BioNTech, declarou Ghebreyesus.

Menos de um ano após o escritório da OMS na China informar sobre a aparição da doença em dezembro, os laboratórios americano Pfizer e alemão BioNTech anunciaram uma vacina “90% eficaz” contra a Covid-19, segundo os resultados preliminares de um ensaio ainda em andamento.

A pandemia de coronavírus deixa ao menos 1,29 milhão de mortos em todo o mundo.

Sistema mundial

Tedros indicou nesta sexta-feira que a pandemia mostrou a urgência de estabelecer um “sistema mundial para compartilhar agentes patógenos e amostras clínicas para facilitar o desenvolvimento rápido” de tratamentos, vacinas e outras terapias, que seriam estabelecidas como “bens públicos mundiais”.

O diretor da OMS destacou que este “sistema não pode se basear em acordos bilaterais e sua negociação não pode demorar anos”.

Este sistema seria, no entanto, “voluntário” e seguiria certos critérios que precisam ser estabelecidos, acrescentou.

Os membros da OMS também aprovaram nesta sexta uma resolução sobre o reforço da preparação para situações de emergência sanitária. As informações são do jornal O Globo e da agência de notícias AFP.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Após Bolsonaro falar em pólvora, o ministro da Defesa diz que o Brasil é pacífico
A Justiça Federal determinou que o governo pague duas parcelas de 600 reais do auxílio emergencial à população do Amapá
https://www.osul.com.br/a-organizacao-mundial-da-saude-diz-que-os-resultados-preliminares-de-vacina-contra-o-coronavirus-sao-encorajadores/ A Organização Mundial da Saúde diz que os resultados preliminares de vacina contra o coronavírus são encorajadores 2020-11-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar