Segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
20°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul A pandemia de coronavírus já custou as vidas de 34.607 gaúchos

Compartilhe esta notícia:

Relatório desta segunda-feira apresenta dados defasados pela já tradicional subnotificação dos fins de semana. (Foto: EBC)

O relatório divulgado nesta segunda-feira (20) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) acrescentou 311 testes positivos e mais dez óbitos pela doença, ampliando assim para 1.428.989 o número de contágios conhecidos no Rio Grande do Sul. Até agora, o contingente de gaúchos mortos pela covid é de 34.607.

Pelo segundo dia consecutivo, os números de casos e desfechos fatais mais recentes permanecem abaixo da média, refletindo uma provável defasagem estatística por causa da já tradicional subnotificação dos fins de semana – problema agravado pelo feriado Farroupilha – a tendência é de que os dados sejam atualizados nesta quarta ou quinta-feira.

Dentre os infectados até agora, ao menos 1.389.088 (97%) já se recuperaram, em todos os 497 municípios gaúchos. Outros 5.201 (1%) são considerados casos ativos (em andamento), o que abrange desde os assintomáticos em quarentena domiciliar até casos graves atendidos em hospitais. 

A taxa média de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) por adultos estava em 56,6% no início da noite, conforme o painel de monitoramento covid.saude.rs.gov.br. Esse índice resulta da proporção de 1.867 pacientes para um total de 3.301 leitos da modalidade em 301 hospitais. Já o total de hospitalizações pela doença desde março do ano passado é de 108.990 (8%).

Perdas humanas

A subnotificação de dados também ficou evidente, nesta segunda-feira, com a ausência de detalhamento sobre os dez novos casos fatais de covid.

Até o final da noite, a planilha eletrônica de monitoramento estatístico da Secretaria Estadual da Saúde permanecia estagnada com os dados do domingo (19), quando se limitou a mencionar duas perdas humanas registradas em Pelotas (Região Sul do Estado).

A título de curiosidade, vale mencionar que apenas um dos 497 municípios gaúchos não registra até agora qualquer óbito por covid. Trata-se de Novo Tiradentes, localizada na Região Norte do Estado e que acumula 120 testes positivos desde o começo da pandemia

Andamento da vacinação

Já no que se refere à aplicação de vacinas contra o coronavírus, mais de 7,93 milhões de habitantes do Estado receberam a primeira dose, o que representa 92% dos gaúchos com idade a partir de 18 anos (8,95 milhões) e 72,4% da população abrangida pelos 497 municípios (11,37 milhões).

O esquema completo de imunização, por sua vez, contempla até agora mais de 4,73 milhões de indivíduos – seja quem recebeu duas doses para fármacos com esse sistema ou os contemplados pela vacina da Janssen (apenas uma injeção). Isso representa 56,2% dos adultos residentes no Estado e 44,2% do total.

No caso específico da Janssen, as aplicações já chegaram aos braços de 300.852 gaúchos desde o dia 26 de junho. A informação consta na base de dados da Secretaria Estadual da Saúde, atualizada diariamente por meio das redes sociais e de link específico no site estado.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Campanha Doar é Viver realiza ação na região de Porto Alegre a partir desta quarta-feira
Justiça determina que governador gaúcho Eduardo Leite retire da internet um vídeo com imagem de Chico Buarque
Deixe seu comentário
Pode te interessar