Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde A Pfizer vai antecipar a entrega de 2 milhões de doses de vacina para o Brasil, diz o ministro da Saúde. A previsão é que 1 milhão de doses já esteja no País no final deste mês

Compartilhe esta notícia:

Mesmo sem consenso entre os membros da cúpula da comissão, a relação vai incluir o nome do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta quarta-feira (14) que a Pfizer vai antecipar, para o primeiro semestre, a entrega de 2 milhões de doses da vacina contra covid-19 para o Brasil. O governo brasileiro tem um contrato com a farmacêutica para a entrega 100 milhões de doses até o final do ano.

Com a antecipação, segundo Queiroga, estão garantidas 15,5 milhões de doses da vacina da Pfizer para os meses de abril, maio e junho. No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o presidente da Pfizer, Albert Bourla, e pediu a antecipação dos imunizantes. A previsão é que 1 milhão de doses já esteja no País no final deste mês.

“Trago para os senhores uma boa notícia: a antecipação de doses da vacina da Pfizer, fruto de ação direta do presidente da República, Jair Bolsonaro, com o principal executivo da Pfizer, que resulta em 15,5 milhões da Pfizer já no mês de abril, maio e junho”, disse em pronunciamento após participar da segunda reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Também participaram da reunião e do pronunciamento o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ), representando o presidente da Câmara, Arthur Lira, e a enfermeira Francieli Fantinato, que foi anunciada por Queiroga como secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde.

Francieli é funcionária de carreira do Ministério da Saúde e atual coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI). “Com essa indicação, sinalizamos que o nosso objetivo principal é fortalecer nossa campanha de vacinação”, disse Queiroga.

De acordo com Pacheco, o cronograma de vacinas apresentado pelo ministério prevê 520 milhões de doses de vacina em 2021, a maioria produzidas pelo Instituto Butantan (CoronaVac) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Oxford/AstraZeneca).

O senador pediu que o ministro atue junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para viabilizar a autorização de outros imunizantes, como a vacina russa Sputnik V, que será produzida no Brasil pela União Química.

O comitê também discutiu a utilização de parques industriais de produção de vacina animal para produção do imunizante contra covid-19. Segundo Pacheco, essa é uma ideia do senador Wellington Fagundes (PL-MT) que vem sendo trabalhada pelo governo federal. “Embora não tenha apelo de curto prazo, é uma possibilidade de médio e longo prazo muito eficiente para a autossuficiência de vacinas no Brasil”, disse o senador. As informações são da Agência Brasil.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Ministro da Saúde anuncia antecipação de 15,5 milhões de doses da vacina da Pfizer contra o coronavírus até junho
Pfizer antecipa entrega de mais 50 milhões de doses de vacina contra o coronavírus
https://www.osul.com.br/a-pfizer-vai-antecipar-a-entrega-de-duas-milhoes-de-doses-de-vacina-para-o-brasil-diz-o-ministro-da-saude/ A Pfizer vai antecipar a entrega de 2 milhões de doses de vacina para o Brasil, diz o ministro da Saúde. A previsão é que 1 milhão de doses já esteja no País no final deste mês 2021-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar