Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 12 de maio de 2018
A Polícia Civil apreendeu cerca de 2 toneladas de maconha que estavam escondidas na lataria de um caminhão frigorífico na madrugada de sábado 912). O veículo estava na divisa entre Rio e São Paulo da Via Dutra, no sentido Rio, em Resende, no Sul Fluminense. Também havia dois fuzis com mira a laser (avaliados em R$ 40 mil cada um) e um revólver calibre 38 entre as drogas.
O motorista do caminhão, identificado como Maicon Gonçalves, de 33 anos, foi preso. De acordo com a polícia, a carga está avaliada em R$ 5 milhões e abasteceria sete favelas controladas por uma mesma facção criminosa no Rio.
A ação foi realizada pela 27ª DP (Vicente de Carvalho), com apoio da DHBF (Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense). Foram 25 agentes envolvidos na operação. De acordo com Marcus Amim, delegado responsável pela 27ª DP, as drogas teriam vindo do Paraguai. O caminhão, que possui placa de Curitiba, no Paraná, estava sendo monitorado desde quinta-feira e trazia carne processada para disfarçar.
“A apreensão foi resultado do cruzamento de dados da 27ª DP com a DHBF. Através da troca de informações, conseguimos determinar o dia que a droga viria para o Rio. Fomos para a estrada e começamos a monitorar”, relata Amim. As investigações continuam.
O caminhão foi levado à Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio. De acordo com o delegado, as drogas seriam distribuídas para as comunidades do Morro do Dendê, Parada de Lucas, Vigário Geral, Cidade Alta, Baixa do Sapateiro, Vila dos Pinheiros e para o Complexo do Caju.
Policial baleado
Um PM (policial militar) foi baleado após confronto com traficantes do Morro do Feijão, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Segundo a Polícia Militar, o chefe do tráfico da comunidade morreu durante a troca de tiros.
De acordo com informações do 7°BPM, policiais militares faziam um patrulhamento na comunidade, no bairro Paraíso, quando foram recebidos a tiros. As equipes vasculharam o local e encontraram o criminoso morto e, ao seu lado, uma pistola. Segundo levantamento do setor de inteligência do Batalhão, ele era uma das lideranças do tráfico de drogas na comunidade.
A DH (Delegacia de Homicídios) de Niterói foi acionada para o local. Outros três criminosos foram presos com drogas e um rádio transmissor. A ocorrência foi encaminhada à 73ª DP. De acordo com a PM, o policial foi atingido no braço e encaminhado para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, e passa bem. Três criminosos foram presos e uma arma e drogas apreendidas.
Um outro PM foi morto após uma tentativa de roubo de carga na Rua Coronel Mota, em Coelho da Rocha, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Wesley Valentinho de Lima estava fazendo a escolta de um carro que transportava cigarros em seu veículo particular e tentou impedir o roubo. Wesley era lotado na Unidade de Polícia Pacificadora Fé e Sereno.