Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Polícia de Londres, na Inglaterra, vai instalar câmeras de reconhecimento facial em tempo real

Compartilhe esta notícia:

Foco é o combate a incidentes como ataques com faca ou armas-de-fogo. (Foto: Reprodução)

Um dos mais famosos órgãos de segurança pública do mundo, a Polícia Metropolitana de Londres (Inglaterra) – anunciou que vai instalar câmeras dotadas com tecnologia de reconhecimento facial em tempo real. Caso o sistema identifique alguém que conste em listas de procurados ou foragidos, por exemplo, um alerta será gerado para que a realização da abordagem do suspeito.

De acordo com um comunicado oficial, as câmeras serão conectadas a uma base de dados não ligada a outros sistemas de monitoramento. O objetivo é ampliar e melhorar o combate a crimes graves como exploração sexual de crianças e ataques com uso de faca ou arma-de-fogo.

“A instalação será realizada de modo transparente, a partir de conversas com as comunidades, dando prioridade onde os serviços de inteligência sugerem ser mais provável localizar criminosos”, declarou o comissário-assistente da instituição (popularmente conhecida como “Met”), Nick Ephgrave.

“Essa tecnologia foi testada anteriormente e está em uso em outros lugares do Reino Unido, no setor privado”, mencionou. “Como uma polícia moderna, acredito que temos o dever de usar novas tecnologias para manter a salvo as pessoas na capital britânica.”

Questionamentos

O reconhecimento facial vive um momento de aplicação generalizada, com aplicações em aeroportos, segurança nas fronteiras, bancos, lojas comerciais, escolas e tecnologia pessoal, assim como para desbloquear smartphones. Esse tipo de tecnologia também vem sendo utilizado por forças policiais, mas recebe críticas por receios de viés e imprecisão na análise.

Alguns ativistas e pesquisadores afirmam que o potencial de erros é muito grande e que isso pode resultar na prisão de pessoas inocentes, além de que a tecnologia pode ser usada para criar bancos de dados que podem ser invadidos ou usados incorretamente.

“Precisamos garantir os direitos e a transparência para ter certeza que estamos protegendo a privacidade e os direitos humanos das pessoas”, ressaltou o comissário-assistente. “Acredito que nossa implementação cuidadosa de reconhecimento facial atinge esse balanço.”

Em 2019, um estudo do governo dos Estados Unidos analisou mais de 200 algoritmos de reconhecimento facial e constatou falhas consideradas graves, especialmente para pessoas que não são brancas. A pesquisa, realizada pelo Nist (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, na sigla em inglês), suscita novas dúvidas sobre a implantação da tecnologia de reconhecimento em larga escala.

Os pesquisadores encontraram taxas de “falso positivo” para asiáticos e afroamericanos em índices até 100 vezes maiores que no caso de brancos. Além disso, constataram que dois algoritmos atribuíam o sexo errado a mulheres negras em mais de um terço das operações. Não por acaso, diversas cidades norte-americanas já baniram o uso dessa tecnologia na área da segurança pública.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Governo da China diz que a capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo
Conheça as estratégias do Reino Unido para sobreviver à saída da União Europeia
https://www.osul.com.br/a-policia-de-londres-na-inglaterra-vai-instalar-cameras-de-reconhecimento-facial-em-tempo-real/ A Polícia de Londres, na Inglaterra, vai instalar câmeras de reconhecimento facial em tempo real 2020-01-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar