Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia “A Santa Casa é o lugar onde o RS se une” (provedor da instituição, Alfredo Guilherme Englert)

Compartilhe esta notícia:

A missa inaugural. Fotos: Jackson Ciceri/O SUL

Em junho do ano passado, o chefe do Serviço de Cardiologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o médico cardiologista Fernando Lucchese, já mostrava entusiasmo frente a um novo projeto que se somaria a então inaugurada Unidade Pediátrica de Tratamento Intensivo do Hospital da Criança Santo Antônio, concretizado com o apoio da sociedade e comunidade empresarial gaúcha. De lá pra cá, a soma de esforços possibilitou a efetivação deste projeto que, desde a última terça-feira, constitui-se em “um sonho realizado, um momento mágico e de mudança”, segundo Lucchese, em que a instituição passa a ofertar a Casa de Apoio Madre Ana aos pacientes e acompanhantes que chegam à Capital para tratamento em qualquer um dos sete hospitais do Grupo Hospitalar Santa Casa. São eles: Hospital da Criança Santo Antônio, Pavilhão Pereira Filho, Hospital Santa Rita, Hospital Dom Vicente Scherer, Hospital Santa Clara, Hospital São Francisco e Hospital São José.
Ainda na terça-feira, antes mesmo do ato inaugural, um primeiro hóspede já ocupava as instalações da Casa de Apoio. Um menino de 3 anos, João Gabriel da Silva de Souza, recém chegado do interior do Maranhão com sua mãe, Luzia Alves da Silva, para se submeter na quinta-feira (12) a uma cirurgia cardíaca, revelando que a Casa de Apoio dava início ao cumprimento de seus objetivos. “Somos um dos cinco centros brasileiros que abrigam crianças de todo o País para tratamento cardíaco de alta complexidade”, atesta Fernando Lucchese.
Instalada junto à Capela do Sagrado Coração de Jesus, na rua Vigário José Inácio, a Casa de Apoio Madre Ana foi uma doação das Irmãs Franciscanas que até recentemente ocupavam o espaço. Hoje, com área de recreação e lazer para crianças e adultos, ampla cozinha e 60 quartos, dos quais 40 com banheiro privativo, o local preserva suas características originais e principalmente o nome, que homenageia a centenária fundadora da localidade, única imposição das doadoras.
A própria sociedade gaúcha responderá pela manutenção da Casa, através de recursos captados pelo grupo Voluntárias pela Vida, que permanece envolvido com a causa da Santa Casa, iniciada com a ampliação da UTI Pediátrica, em 2015. “A Santa Casa é o lugar onde o Rio Grande do Sul se une”, diz com orgulho o provedor da instituição, Alfredo Guilherme Englert, ao enaltecer o papel da instituição no que diz respeito não apenas à saúde, mas também ao bem-estar de pacientes e acompanhantes, com comprometimento e responsabilidade social.
A inauguração da Casa de Apoio Madre Ana foi precedida de uma missa celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, da primeira-dama, Maria Helena Sartori, além de outras autoridades, lideranças e convidados, que após visitaram suas instalações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou um desvio para evitar um protesto por maior controle de armas na Flórida
Uma ex-modelo da Playboy disse que “estava apaixonada” por Donald Trump
https://www.osul.com.br/a-santa-casa-e-o-lugar-onde-o-rs-se-une-provedor-da-instituicao-alfredo-guilherme-englert/ “A Santa Casa é o lugar onde o RS se une” (provedor da instituição, Alfredo Guilherme Englert) 2016-05-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar