Sexta-feira, 07 de agosto de 2026
Por Redação O Sul | 7 de agosto de 2026
Os dados são preliminares e foram divulgados nesta sexta-feira (7) pela Safras & Mercado
Foto: FreepikO abate de bovinos no Brasil recuou 21,6% em julho deste ano na comparação com o mesmo mês de 2025, refletindo a menor disponibilidade de animais para processamento e o aumento da ociosidade nas indústrias frigoríficas. Os dados são preliminares e foram divulgados nesta sexta-feira (7) pela Safras & Mercado.
Segundo a consultoria, considerando os serviços de inspeção federal, estadual e municipal, foram abatidas aproximadamente 2,98 milhões de cabeças em julho, ante 3,81 milhões no mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados do SIF (Serviço de Inspeção Federal), cerca de 760,6 mil vacas e novilhas foram abatidas em julho, uma queda de 32% em relação às 1,12 milhão de cabeças registradas no mesmo mês de 2025. Foi o menor volume desde dezembro de 2024.
No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o abate de fêmeas sob inspeção federal soma 6,69 milhões de cabeças, redução de 9,6% na comparação anual.
Na avaliação do analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, a menor oferta de gado em julho foi o principal fator por trás da retomada da alta dos preços do boi gordo, mesmo em um cenário de exportações em declínio.
Para agosto, a expectativa da consultoria é de que o número de animais abatidos continue abaixo do registrado no mesmo mês de 2025, embora apresente alguma recuperação em relação a julho deste ano.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!