Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Acessórios com suposta proteção contra 5G emitem radiação e podem fazer mal à saúde

Compartilhe esta notícia:

Itens costumam ser usados por pessoas que acreditam em teorias da conspiração sobre rede móvel. (Foto: Reprodução/ANVS/Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente)

O governo da Holanda emitiu um alerta para que a população não use acessórios que prometem uma suposta proteção contra redes 5G. Ao menos dez produtos com esta finalidade — incluindo colares, pulseiras e máscaras — emitem radiação e podem ser prejudiciais a longo prazo, segundo relatório da Autoridade para segurança nuclear e proteção contra radiação (ANVS) do país.

“Não use mais, guarde em segurança e aguarde as instruções de devolução. Os vendedores holandeses foram informados de que a comecialização é proibida, deve ser interrompida imediatamente, e que os clientes precisam ser informados sobre”, ressaltou a ANVS em comunicado divulgado nesta quinta-feira.

Os itens costumam ser usados por pessoas que acreditam em teorias da conspiração que relacionam a rede móvel a problemas de saúde, espionagem e até infecção pelo coronavírus. Nenhuma dessas conclusões é verdadeira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou que redes 5G são seguras e não são fundamentalmente diferentes dos sinais 3G e 4G já existentes. A tecnologia funciona por meio de ondas de rádio não ionizantes, que também não são capazes de danificar o DNA humano.

Conforme as autoridades holandesas, a quantidade de radiação medida nos produtos é baixa, mas no caso de uso prolongado e contínuo — por um ano inteiro, 24 horas por dia — o valor limite para a exposição da pele à radiação pode ser excedido.

Um rápida busca na internet mostra que é possível encontrar facilmente os itens agora proibidos. Muitos sites estrangeiros fazem entregas para o Brasil, com preços que variam de R$ 20 a R$ 80.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Após críticas, OMS desiste de incluir a velhice na lista de doenças
Samsung retoma possibilidade de download do Android 12 após falhas em celulares dobráveis
https://www.osul.com.br/acessorios-com-suposta-protecao-contra-5g-emitem-radiacao-e-podem-fazer-mal-a-saude/ Acessórios com suposta proteção contra 5G emitem radiação e podem fazer mal à saúde 2021-12-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar